Eleições – JUSTIÇA SOLICITA EXCLUSÃO DE PÁGINAS NO FACEBOOK QUE APOIAM ABELARDO

Justiça Eleitoral não permite críticas aos candidatos de perfis anônimos (Foto: Reprodução Web)

A Justiça Eleitoral determinou a exclusão de quatro páginas do Facebook por atacar o atual prefeito e candidato à reeleição, Daniel Alonso (PSDB), e enaltecer ações do candidato Abelardo Camarinha (Podemos).

A determinação partiu da juíza Ângela Martinez Heinrich, da 400ª Zona Eleitoral (ZE) de Marília, após a coligação “Pra Frente Marília” de Daniel Alonso entrar com uma ação alegando que o Facebook “não deveria manter páginas falsas que estão sendo usadas para proferir ofensas e afirmações infundadas com relação ao candidato”.

Diante da solicitação, a juíza eleitoral atendeu o pedido e ainda determinou que o Facebook informe os IPs dos computadores utilizados na publicação do conteúdo com o objetivo de identificar os responsáveis pelas fanpages.

Páginas nas redes sociais apoiavam ações de Abelardo Camarinha (Foto: Reprodução Web)

As quatro páginas que devem ser excluídas são: “Marília Conectada” com 40,2 mil curtidas, a “Marília Prospera” que tem 4,2 mil likes, “24 Horas” com 890 likes e “Desmentindo Daniel Alonso” com apenas 173 seguidores.

Para reforçar sua sentença, a juíza Ângela Heinrich informou que é proibido atacas candidatos nas redes sociais sem expor sua identidade, ou seja, utilizando perfis falsos. “Somos livres para manifestarmos nossos pensamentos (sejam estes elogios ou críticas), todavia, seremos responsabilizados pelos excessos”, escreveu a juíza.

HORAH – Você sabe das coisas