EM 4 DIAS, 2º PACIENTE É TRANSFERIDO PARA LEITO DE UTI NA REGIÃO

PA Sul de Marília, no Nova Marília (FOTO: Divulgação)

MARÍLIA CONFIRMOU TAMBÉM MAIS 4 MORTES POR COVID, SENDO 2 HOMENS E 2 MULHERES

Em apenas quatro dias a Secretaria da Saúde de Marília precisou fazer a segunda transferência de paciente com Covid-19 que necessitava de internação em UTI, por causa da saturação de leitos na cidade. Dessa vez uma mulher de 43 anos, hipertensa, foi removida de Marília para a Santa Casa de Tupã, a 75 km de distância. A transferência foi feita na tarde da 3ª feira (12) e só divulgada oficialmente nesta 4ª.

Em nota, a Prefeitura informou que a mulher buscou atendimento no PA Sul às 20h de 2ª feira (11), “com falta de ar e queda na saturação (taxa de oxigênio no sangue)”. Ela foi acolhida, fez exame Raio X e, por falta de leito de UTI disponível para Covid no sistema hospitalar mariliense, teve o nome inscrito na central de regulação CROSS, “sendo aceita pela Santa Casa de tupã no dia 12, às 17h”. O transporte se deu pela empresa de UTI OnLife, “com o qual o Município mantém contrato”, diz a nota.

O primeiro paciente transferido foi um homem de 46 anos, asmático, que também procurou o PA Sul ao apresentar sintomas da Covid. Sem leitos na cidade, ele foi acolhido pela Santa Casa de Paraguaçu Paulista, a 79 km de distância de Marília, para onde foi levado no sábado (10) à noite. E tal qual havia ocorrido no fim de semana, nesta 4ª o sistema de leitos de UTI voltou a colapsar, com 100% de ocupação – 26 no HC, 20 no HBU e 10 na Santa Casa. Nos leitos clínicos de enfermaria a ocupação hoje bateu em 57,8%.

Covid avança e esgota leitos de UTI em Marília, pela 2.a vez em 4 dias (FOTO: Reprodução Web)

MAIS MORTES – Boletim Epidemiológico divulgado pela Saúde de Marília hoje confirmou mais quatro óbitos, todos de pacientes diabéticos e com outras comorbidades, totalizando agora 127 mortes. Trata-se de dois homens, de 58 e 79 anos, e duas mulheres, de 63 e 78 anos de idade. O boletim aponta ainda mais dois óbitos sob investigação, 9.881 casos confirmados de Covid desde o começo da pandemia, 454 em transmissão e 121 pacientes internados – desses, 77 já testaram positivo para a doença. Por conta disso tudo, Marília foi rebaixada no Plano SP da fase Amarela para a Laranja, 6ª feira (8).

HORAH – Você sabe das coisas