Em 4 meses, Santa Casa faz 3 transplantes de fígado pelo SUS

Santa Casa iniciou transplantes hepáticos neste ano (FOTO: Divulgação/Sta. Casa Marília)

Boa notícia na área da saúde: a Santa Casa de Marília divulgou a realização de três transplantes de fígado pelo SUS em apenas quatro meses. O primeiro foi em paciente de 40 anos, de Osvaldo Cruz, cidade que fica a 123 km de Marília, e os outros dois em pacientes de 62 e 59 anos, que são de Ourinhos, a 90 km de distância. A Santa Casa é credenciada pelo Ministério da Saúde para esse tipo de procedimento e atende principalmente pacientes do centro-oeste.

O primeiro desses transplantes foi feito dia 23/2 em paciente atendido pelo Ambulatório de Transplantes Hepáticos que apresentava colangite biliar primária, situação em que o próprio corpo ataca os ductos biliares do fígado, causando inflamação crônica. Neste caso, o fígado veio de um doador de São Paulo e o paciente transplantado teve alta seis dias depois do procedimento. Os outros dois pacientes tinham tumores malignos no fígado e precisavam de transplantes urgentes. Eles foram operados nos dias 27/5 e 21/6.

Coordenador do Serviço de Transplante Hepático do hospital, o médico Francisco Sergi Filho informou que “cerca de 200 pacientes” são acompanhados pela equipe multiprofissional do Ambulatório de Transplantes da Santa Casa de Marília. “A lista de espera por transplantes é coordenada pela Central de Regulação da Secretaria da Saúde (Cross) de São Paulo”, disse, sendo que “os casos mais graves e que tenham a compatibilidade sanguínea são priorizados”.

Provedor do hospital, Norival Carneiro Rodrigues falou que “mais de 70%” dos procedimentos feitos na Santa Casa são pelo SUS, ou seja, “sem custos para o paciente”. Além do Serviço de Transplante Hepático implantado neste ano, o hospital faz transplantes renais “há mais de 40 anos, também com grande sucesso, sendo o quinto maior centro de transplantes de rins do Interior de São Paulo”, destacou.

HORAH – Informação é tudo