EM 50 DIAS, CIDADE REGISTRA 76% DE TODOS OS ÓBITOS DA PANDEMIA

  • ‘SEU BRASILEIRO’ FOI MAIS UMA VÍTIMA DE COMPLICAÇÕES DA DOENÇA: ELE FOI CURADO DA COVID, MAS CONTRAIU PNEUMONIA, QUE FOI FATAL (FOTO: Reprodução)
  • NÚMEROS AVANÇAM MUITO EM JAÚ E AUMENTAM PREOCUPAÇÃO

O pastor Joaquim Azevedo, 93 anos, popular ‘Seu Brasileiro’ do Distrito de Potunduva, é mais uma das vítimas (indiretas) da Covid-19 em Jaú. Ele faleceu de complicações da doença, será velado e sepultado na tarde deste sábado (20) no cemitério do distrito. A igreja Assembleia de Deus (AD) Potunduva, onde ‘Seu Brasileiro’ congregava, realizará culto fúnebre às 15h; o enterro será uma hora depois. Querido e respeitado no distrito, ele deixa viúva dona Maria Aparecida da Rocha Azevedo e seis filhos, entre eles o atual vereador Cezar Carlos Azevedo, o Sabará (PSD).

NÚMEROS – O falecimento de ‘Seu Brasileiro’ e outros registrados neste sábado ainda não estão no cômputo da Secretaria da Saúde de Jaú, que, até início da noite da 6ª feira (19), registrava 265 óbitos na cidade. Só ontem foram mais sete. De 1º de janeiro até ontem, portanto num prazo de 50 dias, 107 mortes a mais em Jaú – ou seja, 76% de todos os óbitos de março a dezembro de 2020. A escalada da doença também é geométrica em Jaú: eram 4.666 casos confirmados até 31/12 e, de 1º/1 até ontem, mais 2.947 – 63,1% do que havia antes.

COLAPSO – Jaú está com colapso de leitos principalmente de UTI desde a terceira semana de janeiro, quando a Santa Casa emitiu documento à central de regulação de vagas de internação de SP pedindo que não fossem enviados novos pacientes para a cidade. Novos leitos foram conquistados pelo governo municipal (97 no total, sendo 28 de UTI), mas apenas 30 de enfermaria entraram em operação; os demais ainda estão sendo viabilizados. Em reunião com o secretário do Desenvolvimento Regional paulista Marco Vinholi durante a semana, Jaú e região reivindicaram rapidez nos novos leitos, mais um hospital na cidade e a regionalização dos atendimentos (que Jaú volte a ser sede de DRS, hoje em Bauru).

Desde 25/1 na fase Vermelha do Plano SP, Jaú foi mantida nessa faixa mais restritiva da quarentena da Covid, onde permanecerá ao menos até dia 26, quando haverá nova reclassificação. Além do coronavírus original, já foram confirmados casos da doença por infecção com a cepa amazonense do vírus na Santa Casa, hospital de referência regional para atendimentos do SUS. Dessa maneira, Jaú segue monitorando a circulação de pessoas e a evolução da pandemia.

‘Seu Brasileiro’ morreu de pneumonia, contraída quando ele já havia se curado da Covid: casado há 67 anos, tinha até trinetos (FOTO: Reprodução Web)

‘SEU BRASILEIRO’ – O popular ‘Seu Brasileiro’ faria 94 anos em junho, está casado com dona Aparecida há 67 anos, com quem teve seis filhos, 19 netos, 23 bisnetos e dois trinetos. Era pastor da AD desde 2016 e evangélico há 49 anos. Trabalhou como ajudante de maquinista na extinta Cia. Paulista de Estrada de Ferro e foi chefe-geral de moenda de cana na então Usina Diamante de Potunduva, hoje unidade Raizen. Natural de Tambaú, SP, recebeu título de Cidadão Jauense em 2001 e, em 2008, a praça que fica entre a casa da família Azevedo e a igreja que ele ajudou a fundar foi batizada com o nome dele.

HORAH – Você bem informado