Em 8 meses, acidentes com escorpiões aumentam 26,8% em relação a 2021 inteiro

Departamento de Saúde Coletiva faz alerta à população para evitar acidentes com escorpiões (FOTO: Reprodução web)

Os acidentes com escorpiões em Bauru chegaram a 104 entre janeiro e agosto deste ano, número 26,82% maior do que o registro total de casos em 2021. Os números são do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal da Saúde de Bauru. Desse total, 32 picadas foram em crianças e a maior quantidade no mês de julho, justamente no período das férias escolares, quando a molecada ficou mais tempo em casa. Além dos acidentes com escorpiões dentro das residências, o departamento tem registros também em quintais, praças e ruas da cidade.

Um alerta está sendo distribuído à população para que se mantenha alerta em relação aos escorpiões, limpando quintais e deixando de acumular inservíveis, papelão e madeira, principalmente, que podem servir de criadouros para os bichos. Segundo a prefeitura, o departamento mantém-se vigilante também no combate à proliferação dos escorpiões, atende as solicitações feitas pela população e promove busca ativa, especialmente nos cemitérios municipais.

Também de janeiro a agosto, o departamento capturou 1.161 escorpiões em residências de Bauru e cerca de 33,5 mil nos cemitérios, onde as equipes trabalham inclusive à noite, visto que os bichos têm hábitos noturnos. Os 104 casos de acidentes com escorpiões nos oito primeiros meses do ano contrastam com as 82 ocorrências durante o ano passado inteiro, 58 em 2020, 62 em 2019 e 60 em 2018.

  • * c/ informações Secretaria da Saúde e JCnet
  • HORAH – Informação e prestação de serviço