
Durante audiência pública do transporte coletivo urbano de Marília na Câmara, o presidente da Emdurb sinalizou positivamente à sugestão dos vereadores para implantação de corredores de ônibus na cidade. A ideia é “facilitar e melhorar a mobilidade dos veículos, diminuindo o tempo de espera dos passageiros”, alegam. Segundo o presidente da Câmara, Eduardo Nascimento, “os melhores horários (para esses corredores) seriam das 5h às 8h e das 17h às 20h, quando o comércio não está aberto, evitando prejuízos”.
Presentes à audiência, representantes das empresas de ônibus Grande Marília e Sorriso disseram que um dos corredores de maior tráfego seria na Av. República, sentido bairro-centro; outro, na Pedro de Toledo, sentido inverso. Valdeci Fogaça, presidente da Emdurb, disse que é possível criar esses dois corredores, “proibindo o estacionamento nos dois lados das vias”; ele também acolheu sugestão de Nascimento para um terceiro corredor nesse mesmo formato na Av. João Ramalho, Zona Sul.
A audiência foi na 4.a feira (10), com aproximadamente três horas de propostas e discussões referentes aos principais problemas do transporte coletivo apontados pelos vereadores. Atualmente, as duas empresas transportam cerca de 30 mil pessoas/dia, sendo 40% delas isentas de tarifa. Entre as queixas mais recorrentes estão a superlotação nos horários de pico e o atraso dos ônibus. Sugestão para as empresas acrescentarem micro-ônibus às frotas nos horários de maior movimento para melhorar o serviço ficou de ser avaliada por elas, que se comprometeram a realizar estudo técnico de viabilidade.
Além do presidente da Emdurb e dos representantes das empresas de transporte, a audiência contou com a presença de oito dos 13 vereadores e de líderes comunitários, que também apresentaram demandas dos bairros que representam. Em nota, a assessoria de imprensa da Câmara informou que “todos tiveram a promessa dos representantes das empresas de que vão analisar caso a caso e dar uma resposta nos próximos dias”.

HORAH – Informação é tudo