
A terça-feira 23 foi histórica para os servidores públicos municipais de Marília. Em cerimônia na entrada do Paço, o prefeito Daniel Alonso sancionou a Lei Complementar que instituiu o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores da Administração Direta, incluindo profissionais da Saúde e do Magistério da Educação Básica.
A Lei foi aprovada pela Câmara na sessão do dia 16, pós feriado da Proclamação da República, sendo sancionada ontem pelo chefe do Executivo, com vigência a partir de 1º de fevereiro de 2022.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, como o vice-prefeito Cícero do Ceasa; os vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara), Engenheiro Nardi, Vânia Ramos, Profª. Daniela, Ivan Negão e Evandro Galete; todos os secretários municipais e, claro, servidores.
A lei do Plano de Carreira tem 308 páginas, corrige distorções salariais históricas dos servidores e vinha sendo reclamada há muito tempo pelo Sindimmar, o sindicado da categoria. Alguns itens do Plano foram duramente criticados pelo sindicato, que chegou a protestar durante a tramitação do projeto na Câmara; por seu lado, a Administração diz que o Plano foi o possível no momento, que promove a valorização e o reconhecimento dos servidores.
A lei foi publicada ontem mesmo em edição extra Diário Oficial às 19h, e pode ser conferida no link: https://www.marilia.sp.gov.br/portal/download/diario-oficial/nno-x-/. Ao discursar, Daniel elogiou a equipe de governo. “Eles estão de parabéns, pois foi um trabalho árduo e minucioso, com o principal objetivo de corrigir distorções de muitos anos no salário dos servidores, causadas principalmente pela política de abono salarial que era comum em administrações anteriores. Agradeço também à Câmara Municipal, que aprovou a lei.”
Em nome dos servidores, a fisioterapeuta Cláudia Tédde destacou a importância do Plano de Carreira. “Ouço falar disso desde 1996 e nada havia sido concretizado até então. É um sonho que estamos realizando. Esse plano veio para fazer justiça, principalmente para categorias que foram esquecidas por muitos que passaram por aqui. É um bebê que está nascendo. Ele vai crescer. Tenho certeza que muitas melhorias ainda podem ocorrer, mas o primeiro passo foi dado.” O presidente da Câmara Marcos Rezende lembrou que “muitos não acreditavam, mas o Plano de Carreira dos Servidores se tornou realidade.”
HORAH – Informação é tudo