Em falta – SECRETARIAS PEDEM AJUDA PARA CONSEGUIR MÁSCARAS, LUVAS E ÁLCOOL EM GEL

Álcool em gel, luvas e máscaras cirúrgicas estão em falta: apelo à população (FOTO: Reprodução SBT Interior)

Secretarias da Saúde e Assistência Social de Marília estão apelando à população para conseguir equipamentos de proteção individual (EPIs), que a Prefeitura não está conseguindo adquirir no mercado. “Devido à grande demanda, fornecedores não conseguem entregar”, justifica. A maior necessidade no momento é por máscaras cirúrgicas, luvas e álcool em gel, “utilizados pelos profissionais da saúde e da assistência (equipes da abordagem social, Fumares e Casa Cidadã), no atendimento direto à população”, diz nota enviada ao HORAH.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Resta ainda um pequeno estoque no Município, mas a preocupação é que “o atendimento diário aumentou significativamente, principalmente na Casa Cidadã (procurada por pessoas em situação de rua, por exemplo)”. A dificuldade relatada pela Prefeitura de Marília é a mesma das demais. “Compramos esses equipamentos há algum tempo, mas os fornecedores não conseguem fazer a entrega”, diz a secretária da Assistência, Wânia Lombardi.

SAÚDE – Na Saúde as compras são periódicas, mas o problema é o mesmo: fornecedores não estão dando conta da demanda. “Precisamos principalmente de máscaras cirúrgicas e álcool em gel. Temos Ata aberta para esse tipo de compra, mas os fornecedores não conseguem nos abastecer”, esclareceu Edinalva Nascimento, coordenadora de Serviços Administrativos da Saúde. Ela apela a comerciantes ou empresários que tenham esses produtos no estoque e possam cedê-los à municipalidade nesse momento. “Esperamos recebe-los em breve”, destaca, evitando assim correr risco “de faltar para os nossos profissionais”.

COMO FAZER – Quem puder ajudar pode entrar em contato pelos telefones (14) 3401-2450, na Assistência e Desenvolvimento Social, e 3402-6500, na Secretaria da Saúde. Já foi montada estrutura para buscar as doações, independentemente da quantidade.

HORAH – Informação e Solidariedade