Em menos de 2 anos, 19.o secretário deixa governo municipal

Capuzzi era titular da secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania: 19.o a deixar a administração (FOTO: Facebook/Reprodução)

A debandada do governo Ivan Cassaro continua e chega ao 19.o secretário em menos de dois anos de administração, situação jamais vista na Prefeitura nos 169 anos do município. Agora foi a vez do advogado Antonio João Capuzzi, que deixa a Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania e, segundo nota distribuída pela Secretaria de Comunicação (Secom) na tarde desta 5.a feira (8), será substituído na próxima 2.a feira (12). “Um novo secretário já foi escolhido” e “seu nome será revelado” apenas na semana que vem, acrescenta a nota.

Capuzzi teria deixado o governo “a pedido” e cumprirá expediente somente até amanhã (9). “O secretário informou que já vinha em tratativas sobre o tema junto ao prefeito e tomou a decisão por razões pessoais e profissionais”, informa a nota da Secom. Capuzzi estava no lugar deixado anteriormente por Rafael Toniato Manjerona, egresso do governo passado e que deixou a administração no ano passado, alegando compromissos profissionais assumidos inclusive fora da cidade.

Ao HORAH, Capuzzi informou que é “professor de Direito em Botucatu” e que tem “um projeto pessoal de docência, com aulas e cursos para o próximo ano”, o que vai exigir muita dedicação e tornou inviável o exercício das duas atividades. Ele confirmou que vinha discutindo o assunto com o prefeito e que agora ele sinalizou que seria “possível a transição”. Capuzzi disse que não indicou ninguém para o cargo, o que ficará exclusivamente sob a responsabilidade de Ivan. O secretário estava na função desde março deste ano.

A rotatividade exagerada de secretários mostra que o governo Ivan chega à metade sem ter conseguido se estabilizar. Na Cultura, por exemplo, já passaram Ney Vilela, depois Tom Borges, Sargento Oliveira (titular de Esportes) e, agora, Marilda Paulucci Casonato; Meio-Ambiente teve Amílcar Marcel de Souza (Cecéu), Luís Fernando Dias da Silva e, ultimamente, Giovani Fabrício; também foram trocados Cel. Jefferson Bastos (Governo), Rafael Teixeira (Ass. Social), Henrique Galhardo (Imprensa), Rodrigo Brandão (Saúde), Márcio Campos (Adm. Regionais), Aline Machado (Proteção dos Animais), Giovani Costa (Habitação), Rafael Manjerona e agora Antonio Capuzzi (Justiça e Cidadania), além do Procurador-Geral Daniel Guilherme Moreira e o presidente da agência reguladora Saemja, Bruno Belini; na secretaria de Economia e Finanças, Luís Arato, Wagner Massoco, Felipe Slikta Padilha e Felipe Cristófaro deixaram o cargo, hoje acumulado pelo secretário de Projetos Neto Leonelli.

HORAH – Informação é tudo