Encanador morre soterrado em obra do serviço de água de Bariri

trabalhador morreu em obra do Saemba na tarde da 3.a feira, 31/7 (FOTO: Site Mais Notícias/Reprodução HoraH)

O encanador Adelson Aparecido Bertoldo morreu soterrado em obra realizada pelo Saemba, o serviço de água e esgoto de Bariri, região de Jaú, na 2.a feira (31). Ele trabalhava dentro de uma valeta por onde passariam tubulações de água no bairro Jardim Garotinho, próximo à rodovia que cruza a cidade, quando uma das laterais desmoronou e ele foi soterrado.

Segundo o Capitão Roberto do Corpo de Bombeiros da cidade, Adelson ficou soterrado “entre uma hora e meia a duas horas, que é um tempo muito significativo em ocorrências de soterramento, em que o volume de terra que cai sobre a vítima preenche todos os espaços”, sem deixar qualquer bolsão de ar. “A chance de sobrevivência nessas condições é muito pequena”, declarou.

Foi necessário uso de maquinário para remover a terra e encontrar o corpo do trabalhador. As causas do desmoronamento e se houve alguma imprudência na obra serão determinadas pelo laudo da perícia policial, que foi acionada para o local do acidente. Por meio de nota, a prefeitura de Bariri lamentou o ocorrido, disse que está oferecendo suporte psicológico à família do trabalhador e decretou luto oficial de 3 dias no município, a contar de hoje — o expediente ocorre normalmente nas repartições públicas municipais, mas as bandeiras são hasteadas a meio pau.

O prefeito Abelardinho, na mesma nota, afirmou ainda que a prefeitura vai abrir uma apuração interna para determinar as causas do acidente que matou Adelson e “eventuais responsabilidades”. O Saemba também emitiu nota lamentando a perda do trabalhador e informando que hoje o expediente será até 12h, liberando os servidores para o sepultamento do colega.

HORAH – Informação é tudo