Esclarecido: vídeo de homem colocando fogo em cana é, na verdade, de combate a incêndio

Fogo em canavial: ao invés de incendiar, brigadista estava controlando as chamas, avalia Polícia Ambiental (FOTO: Reprodução vídeo internet)

Vídeo que acabou viralizando nas redes sociais de um homem com uma pick-up colocando fogo em canavial e saindo apressado do local, é, na verdade, de combate a incêndio. O vídeo feito por ciclistas na zona rural de Igaraçu do Tietê, região de Barra Bonita e Jaú, acabou chegando à Polícia Ambiental, que analisou as imagens e conseguiu identificar a fazenda e o homem. Foi aí que tudo se esclareceu.

Segundo a própria Polícia Ambiental, o homem é brigadista contra incêndio da fazenda e, ao verificar que havia fogo num talhão de cana, vento forte, vegetação muito seca e baixa umidade do ar, não viu outra alternativa senão empregar a técnica conhecida como ‘fogo de encontro’. Ou seja, ele colocou fogo contra fogo, e, quando as chamas se encontraram, pode controlar o incêndio sem permitir que se espalhasse ainda mais.

Dois caminhões-pipa estavam disponíveis para fazer o resfriamento do solo após o uso da técnica, como é recomendado. Parte disso tudo que o brigadista narrou aparece nas imagens, mas sequer foi notado pelas pessoas mais afoitas que passaram a culpa-lo por estar colocando fogo na cana. Segundo o funcionário da fazenda, o uso da técnica foi necessário para impedir que o fogo queimasse toda a cana e atingisse residências e uma escola próximas do local.

HORAH – Informação é tudo