ESTADO ANTECIPA RECLASSIFICAÇÃO QUE DEVE IMPOR MAIS RESTRIÇÕES ÀS REGIÕES DE MARÍLIA E BAURU

Governo Doria faz nova reclassificação do Estado no Plano SP nesta 6.a feira (FOTO: Reprodução Web)

O Governo do Estado antecipou de 5/2 para esta 6.a feira (15) a reclassificação do Plano SP, que será anunciada no início da tarde (12h45), no Palácio dos Bandeirantes. Segundo a regra, antecipações só ocorrem quando há a necessidade de impor medidas de maior restrição por causa do agravamento dos índices de saúde. E é justamente o que está ocorrendo em todas as regiões paulistas.

João Gabardo, coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 no Estado, disse que as taxas de ocupação de leitos hospitalares pioraram muito nas últimas semanas, exigindo a adoção de novas restrições. Atualmente na fase Laranja, as regiões de Marília, Presidente Prudente, Sorocaba e Registro devem regredir, mas ele falou que “só uma ou outra” deve ir para a Vermelha, onde somente serviços essenciais podem funcionar (Prudente estava nessa fase e progrediu para a Laranja na última reclassificação; Marília estava na Amarela e regrediu para a Laranja).

A região de Bauru, onde está localizada também a cidade de Jaú, seguiu na fase Amarela, mas pode regredir. Caso seja reclassificada para a fase Laranja, comércio, salões de beleza e restaurantes poderão continuar trabalhando sob restrições de horários e ocupação interna, mas bares terão de fechar. Hoje o Estado ultrapassou a barreira das 49 mil mortes por Covid desde o começo da pandemia, em março/20, e os índices de ocupação de leitos de hospital pioraram, chegando ao esgotamento em muitas cidades.

HORAH – Você bem informado