ESTIAGEM ATINGE RIO PARDO E DEIXA EM RISCO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM OURINHOS

Situação crítica no Rio Pardo já pode provocar racionamento em Ourinhos (Foto: Tv Tem/Reprodução)

A Prefeitura de Ourinhos já trabalha com o risco iminente de um racionamento de água após o Rio Pardo, o principal manancial da cidade, que abastece mais de 90% da população, ter atingido no último fim de semana seu nível mais baixo neste ano. A situação é crítica e desde agosto um decreto municipal já pune o desperdício de água na cidade.

Segundo a Superintendência de Água e Esgoto (SAE), a régua na estação de tratamento chegou a 1,07m no fim de semana, longe do nível considerado ideal, de 2,20m, mas muito próximo do limite necessário para captação, que é de 1 metro. Nesta segunda-feira (15), o nível subiu um centímetro e a régua marcava 1,08m.

A SAE explica que, se o nível do Rio Pardo atingir o limite de 1 metro, a captação precisará ser interrompida para evitar danos aos equipamentos e a possibilidade do racionamento será avaliada pela autarquia.

De acordo com a SAE, os níveis do Rio Pardo chegaram a ganhar um respiro em setembro e outubro, mas a estiagem que atinge a região voltou a derrubar os níveis do manancial.

Além da falta de chuvas, o aumento do calor tem provocado um aumento no consumo, o que também contribui para a crise do abastecimento.

Decreto pune desperdício

Segundo a prefeitura, esse aumento no consumo de água vem sendo registrado apesar de ainda estar em vigor o decreto editado em agosto prevendo multas para desperdício de água. Desde então, cerca de 300 consumidores já foram notificados pelo uso abusivo de água.

HORAH – Você sabe das coisas