Dois temas foram destaques na abertura oficial do Fórum de Integração Brasil e Europa realizado em Portugal, com participação da Frente Nacional de Prefeitos nesta 2.a feira 6: tecnologia e energia sustentável. “O prefeito Daniel Alonso esteve no parque tecnológico da cidade do Porto, que desenvolve tecnologia para a aviação, satélites e outras indústrias estratégicas. Ao lado do chefe de gabinete Levi Gomes, ele esteve também na central de sustentabilidade, onde, além do processo de logística e destinação dos resíduos, também gera energia de forma sustentável”, diz nota distribuída pela Prefeitura.
“Estamos conhecendo importantes projetos que certamente irão proporcionar o aperfeiçoamento daquilo que implantamos em Marília”, disse o prefeito. Os dois também visitaram a sede do consórcio de municípios para a gestão sustentável de resíduos da Grande Porto, chamada Lipor, criada em 1982 para tratar e valorizar resíduos urbanos de 1 milhão de pessoas residentes em oito municípios da área metropolitana do Porto.
A nota informa ainda que o consórcio desenvolve estratégias sob quatro componentes: valorização multimaterial, valorização orgânica, valorização energética e um aterro sanitário para recepção de rejeitos dos processos e de resíduos previamente tratados. “Importante destacar que Marília também tem uma indústria tecnológica de ponta, gerando inteligência e soluções para o mundo inteiro, e que vamos construir novas parcerias e proporcionar cooperações estratégicas para ampliar nossas fronteiras a partir das conexões com Portugal”, disse Daniel.
HORAH – Informação é tudo