Duas portarias assinadas pelo prefeito Daniel Alonso determinam a instauração de sindicâncias para “apurar supostas irregularidades” eleitorais cometidas pelo candidato a deputado estadual Vinícius Camarinha (PSB), nesta 4ª feira (3). A primeira com base em notícia da Secretaria da Saúde, de que ele teria adentrado o PA Sul por volta das 8h para cumprimentar funcionários, “inclusive portando material de campanha”, permanecendo no local por cerca de 30 minutos; e, a segunda, baseada em informação da Secretaria da Assistência Social, da presença do candidato em evento custeado pelo Município para “cumprimentar um a um os idosos presentes”, ficando no recinto por mais de 40 minutos.
Ambas as situações são “expressamente vedadas” pela legislação eleitoral. As sindicâncias determinadas pela Prefeitura são “dever de ofício” do Chefe do Executivo, deverão ser conduzidas pela Corregedoria-Geral do Município e também vão apurar porque os servidores responsáveis autorizaram a entrada do candidato nos dois recintos, se isso é ilegal. As portarias pedem ainda imediata remessa das supostas irregularidades e provas ao Ministério Público Eleitoral (MPE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Polícia Federal. Caso a Justiça Eleitoral acate eventual denúncia, Vinícius pode ter o registro da candidatura cassado e os votos atribuídos a ele, anulados.
OUTRO LADO – HORAH solicitou à assessoria do candidato Vinícius Camarinha um posicionamento oficial sobre as duas portarias e está no aguardo da resposta para posterior publicação.
(FOTO: HoraH – Olho gordo do candidato pra cima de eleitores pode lhe trazer complicações com a Justiça?)
HORAH
Jornalismo com Responsabilidade