Exemplo – GINÁSIO GANHA CABINES COM DORMITÓRIOS INDIVIDUAIS PARA MORADORES DE RUA

Ginásio de esportes ganhou 30 cabines individuais para moradores de rua: exemplo a ser seguido (FOTO: AconteceBotucatu/Reprodução)

MEDIDA FOI ADOTADA PARA PROTEGER CONTRA O CORONAVÍRUS E GARANTIR ACOLHIMENTO NO FRIO

Bastou esfriar um pouco para a Prefeitura de Botucatu por em prática o que faz nessa época, todos os anos, que é a montagem da Operação Migrante. Por causa da pandemia de coronavírus, desta vez a Prefeitura optou pela montagem de estrutura com divisórias no ginásio de esportes para acomodar pessoas individualmente e, com isso, respeitar o distanciamento social. Elas são abordadas nas ruas e acolhidas nessa estrutura, ao invés de serem levadas para o Espaço Acolhedor, onde todos dormiriam no mesmo ambiente.

A Operação Migrante é coordenada pela Secretaria da Assistência Social em parceria com a Guarda Municipal de Botucatu. Equipes correm as ruas nas noites mais frias, abordam e encaminham as pessoas para o local, onde elas têm acesso a banho quente, refeições e cama. Agora, para garantir o distanciamento social, o ginásio de esportes ganhou cabines individuais com cama, travesseiro e cobertores. A cada pessoa é servido jantar e café da manhã no dia seguinte, quando ela deixa o local, que é higienizado diariamente.

MUDANÇA – Com a pandemia, a Prefeitura mudou a forma de atendimento no Espaço Acolhedor, agora destinado exclusivamente a pouco mais de 20 moradores de rua da cidade, que ficam abrigadas no local sem sair durante o dia. “Elas recebem todas as refeições do dia, tomam banho e possuem uma rotina. Optamos por não levar outras pessoas para lá, garantindo proteção contra o coronavírus”, informou o secretário Marcelo Emílio.

HORAH – Você sabe das coisas