Experiência nova – POR MAIORIA, VEREADORES DECIDEM FAZER SESSÃO ONLINE NA 2ª FEIRA

Câmara fará experiência nova com sessão online, sem presença de vereadores no plenário (FOTO: Folha Um/Reprodução)

Por 8 votos a 6, vereadores à Câmara de Jaú decidiram realizar sessões online enquanto durar a quarentena do coronavírus. A primeira experiência será na próxima 2ª feira (13), 16h, podendo cada vereador estar no gabinete legislativo, no escritório ou em casa, desde que conectado por aplicativo. A Câmara fará um treinamento com os 17 vereadores e assessores na 5ª feira (9) e todos deverão se conectar com 1 hora de antecedência no dia da sessão.

João Pacheco disse que “qualquer projeto em regime de urgência será rechaçado” nesse período (FOTO: Folha Um/Reprodução)

Segundo o vereador João Pacheco, qualquer das situações seria conveniente. “Se fosse sessão presencial, criaríamos os isolamentos necessários, tomaríamos as medidas de proteção e higienização e os trabalhos poderiam ser realizados sem nenhum problema. Como a maioria optou pelo online, vamos fazer assim, seguindo o que já foi adotado pelo Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa”, comentou ao HORAH.

Por se tratar de uma experiência nova, ficou convencionado que cada vereador poderá apresentar apenas 1 requerimento e 1 indicação até a 5ª feira, quando é fechada a pauta. “Nós também decidimos que vamos rechaçar qualquer projeto do Executivo em regime de urgência, porque não é hora para isso”, informou João Pacheco. Perguntado especificamente sobre a pauta na 2ª feira, ele disse que embora ainda esteja sendo elaborada, “o assunto preponderante, com toda certeza, será a pandemia do coronavírus e os efeitos da quarentena”.

HORAH – Você sabe das coisas