Experiente, piloto morre ao cair com planador que perdeu uma das asas

Planador caiu com o cockpit onde fica o piloto para baixo, indicativo de que houve queda livre; condutor morreu no local (FOTO: Arquivo pessoal/Reprodução)

O piloto Sérgio Alonso morreu na tarde desta sábado 6, ao cair com o planador que conduzia sobre plantação agrícola entre as cidades de Lençóis Paulista e Areiópolis, às margens da rodovia Mal. Rondon. Ele partiu do Aeroclube de Bauru e quando a aeronave foi encontrada, o piloto estava morto e o planador sem uma das asas.

Buscas foram feitas nas imediações, mas essa parte da aeronave não havia sido localizada até então. Segundo especialistas, esta pode ter sido inclusive a causa da queda do planador, que não possui motor e utiliza as correntes térmicas para se sustentar no ar e fazer os deslocamentos necessários.

O Aeroclube de Bauru informou que o piloto era considerado bastante experiente, com mais de 1.000 horas de voo nesse equipamento. Quando encontrado, o planador estava com o cockpit para baixo, que é o local onde o piloto se acomoda, o que pode indicar que caiu de bico no chão.

O planador é um modelo ASW 20, da empresa Alexander Schleicher fabricado em 1982 e com espaço para acomodar somente o piloto. A aeronave em questão tinha o prefixo PT-PJD. Peritos da aeronáutica e da polícia estiveram no local para recolher evidências que possam ajudar a esclarecer as causas do acidente.

HORAH – Informação é tudo