Fake news – PF CUMPRE MANDADOS CONTRA LUCIANO HANG, ROBERTO JEFFERSON, DEPUTADO E BLOGUEIROS

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, que autorizou os mandados cumpridos hoje pela PF (FOTO: Agência O Globo/Reprodução)

Parte do inquérito que investiga produção e propagação de notícias falsas (fake news), a Polícia Federal cumpre vários mandados de busca e apreensão na manhã desta 4ª feira (27), no DF, RJ, SP, MT, PR e SC. Entre aqueles que receberam os agentes da PF em casa às 6h de hoje estão o empresário dono da Havan Luciano Hang, o ex-deputado Roberto Jefferson, o deputado estadual Douglas Garcia e os blogueiros Allan dos Santos e Sara Winter, todos bolsonaristas.

Computadores, celulares e documentos estão entre as apreensões autorizadas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do inquérito, e que deram origem a 29 ordens judiciais. O empresário Hang estaria entre os financiadores do esquema de fake news para beneficiar o presidente Jair Bolsonaro. O advogado dele disse que o dono da Havan vai falar por meio de nota, ainda hoje.

O inquérito começou em março do ano passado e deveria acabar em junho deste ano, mas deve ser prorrogado. No curso das investigações já teriam sido identificados ao menos 12 perfis falsos em redes sociais usados para distribuir as informações contra ministros do STF. Todos agiam com o mesmo tipo de mensagem e ao mesmo tempo.

HORAH – Você sabe das coisas