Falta pouco – FRIO SE APROXIMA, ZERA TERMÔMETROS NO SUL E TRAZ ALERTA PARA A REGIÃO

Geada já atingiu algumas cidades gaúchas e catarinenses: onda histórica de frio (FOTO: Reprodução)

A onda histórica de frio prevista pelos meteorologistas começa a invadir o Brasil e já está mudando o tempo também no Sudeste, em especial no Oeste-Paulista e nas regiões de Marília, Bauru e Jaú. Às 15h45 desta 5.a feira (20), os termômetros já registravam 17 graus em Marília e 21 em Bauru e Jaú, em queda. Alerta da Defesa Civil do Estado adverte para temperaturas menores do que 5 graus centígrados em Araçatuba e Presidente Prudente, no Oeste; entre 5 e 10 graus em Marília, Bauru e Jaú; e pouco acima dos 10 graus em Barretos e Ribeirão Preto.

Às 15h, na serra catarinense, São Joaquim estava tomada por turistas à espera de neve, com termômetros já marcando zero grau. O dia amanheceu com 5 graus em São José dos Ausentes, na serra gaúcha, e uma hora depois já marcava 3 graus; no começo da tarde, 1 grau centígrado. Institutos de meteorologia estão prevendo chuva congelada e neve nos locais mais altos das serras gaúcha e catarinense. O pico de frio dessa onda histórica, seja pela intensidade ou pela abrangência, está previsto para acontecer entre a noite de hoje e o sábado (22). O frio só começa a se dissipar entre o domingo e a próxima 3.a feira (25).

Alerta da Defesa Civil de Bauru sobre a chegada da frente fria cita temperaturas na região entre 5 e 10 graus e chama a atenção para alguns cuidados. “Nesses dias é importante que crianças e idosos sejam bem agasalhados, pois são os grupos mais suscetíveis a doenças respiratórias”, diz o alerta. Pessoas em situação de vulnerabilidade “podem sofrer de hipotermia”, acrescenta. Por fim, pede que as pessoas não improvisem para manter ambientes aquecidos fazendo uso de churrasqueira e latas com fogo: há risco de acidentes e incêndios.

HORAH – Você sabe das coisas