Família doa órgãos de jovem morta em acidente: “gesto de amor”, diz Santa Casa

Família autoriza doação de órgãos de jovem que morreu em acidente de moto em Jaú (FOTO: Reprodução redes sociais)

“Gesto de amor e solidariedade, com potencial de salvar até cinco vidas e oferecer esperança a quem espera ansiosamente por um transplante”, divulgou a Santa Casa de Jaú após a família da jovem Ana Caroline da Silva Cunha, de apenas 20 anos, autorizar a remoção de órgãos para doação. Ana Caroline teve a morte cerebral confirmada na última 5.a feira 11, depois de permanecer internada por 4 dias na UTI.

O fígado da jovem foi destinado para transplante em paciente no Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto, enquanto rins e córneas seguiram para o HC da Unesp Botucatu, beneficiando cinco pessoas. A remoção dos órgãos foi realizada por equipe especializada da Santa Casa de Jaú, credenciada no Sistema Nacional de Transplantes há 17 anos e que já promoveu cerca de 950 procedimentos dessa natureza.

“Não foi apenas um ato de bondade, mas também uma forma de honrar a memória de Ana Caroline”, informou o hospital em nota encaminhada à imprensa. “De acordo com seus entes queridos, Ana sempre foi uma pessoa dedicada a ajudar o próximo e a espalhar alegria por onde passava”, completou. “Que esse gesto inspire a todos nós a refletir sobre a importância da doação de órgãos”.

Irmã de Ana Caroline e que estava na moto com ela quando sofreram o acidente, Ana Júlia postou nas redes sociais: “Eu sempre vou te amar, pro resto da minha vida, e sei que você sempre vai estar ao meu lado”. Na queda da moto, Ana Caroline bateu forte a cabeça e permaneceu em estado grave na UTI até o óbito; o corpo está sendo velado na Funerária Jauense e será sepultado às 16h deste sábado 13, no cemitério de Jaú.

Há 17 anos a Santa Casa é autorizada a fazer captação de órgãos para transplantes (FOTO: Divulgação)

HORAH – Informação é tudo