Famílias de Marília e região participam de mutirão de DNA

Coleta de material para exames está sendo feita no Fórum (FOTO: Reprodução)

Famílias das cidades de Marília, Assis, Ourinhos, Tupã, Bastos, Santa Cruz do Rio Pardo e outras estão participando de mutirão de DNA realizado no Fórum de Marília pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de SP (IMESP), nesta 5.a feira 3 e amanhã 4, sempre a partir das 8h. O mutirão, porém, só está atendendo nesta ocasião a pessoas já intimadas pela Justiça para coleta de sangue para realização dos exames — no caso, o material genético da mãe e do filho será confrontado com o do suposto pai.

Hoje e amanhã, os atendimentos estão sendo feitos exclusivamente por técnicos do IMESP e todo o material recolhido será encaminhado para análise no laboratório próprio do instituto em SP, considerado um dos melhores e mais bem equipados da América Latina para esta finalidade. O IMESP é órgão da Secretaria de Justiça e de Defesa da Cidadania.

Para solicitar exame de DNA, a pessoa interessada deve procurar o cartório de registro civil ou de notas mais próximo de onde mora e fazer o pedido em requerimento próprio. Se a pessoa não dispõe de condições para pagar um advogado para ingressar com ação judicial de reconhecimento de paternidade, pode recorrer aos serviços gratuitos da Defensoria Pública; se a cidade onde mora não possui Defensoria, o pedido pode ser levado à OAB.

HORAH – Informação é tudo