As farmácias de todo o País estão autorizadas desde o último dia 1.o a realizar exames de análises clínicas. Entretanto, eles não são admitidos para diagnóstico, apenas para efeito de triagem dos pacientes, segundo norma atualizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Até então, as farmácias podiam fazer somente testes para Covid e glicemia (diabetes).
As regras foram definidas da seguinte maneira: os exames de análises clínicas são permitidos desde que todas as etapas sejam feitas no próprio estabelecimento após a coleta do material biológico, ficando proibido guardar ou transporta-lo; também não deve haver a necessidade de uso de instrumento de leitura, interpretação ou visualização do resultado, nem tampouco punção venosa ou arterial.
Diz a norma atualizada pela Anvisa, ainda, que somente profissionais capacitados e devidamente treinados podem fazer a coleta do material biológico para os exames de análises clínicas. Por fim, não foi estabelecido um preço para os novos serviços, ficando sujeito à livre concorrência entre as farmácias.
TESTES PERMITIDOS – Segundo a Anvisa, são mais de 40 testes permitidos nas farmácias, entre eles de colesterol total, dengue, toxoplasmose, de intolerância alimentar, check-up pós-Covid anticorpos e testes rápidos de PSA, HIV, ácido úrico, malária, sífilis, hepatite C e de controle da asma. Nenhum deles substitui o exame laboratorial tradicional, que deve complementar o diagnóstico.
HORAH – Informação é tudo