
Maracaí – Festa religiosa do Menino da Tábua acontece neste fim-de-semana em Maracaí, região de Assis, pelo 42º ano. Em 2018, o evento atraiu multidão estimada em 40 mil pessoas em busca de milagres de Antônio Marcelino, cujo túmulo fica no cemitério da cidade. Vítima de doença que lhe tirou a mobilidade e impediu que crescesse, o menino passou a maior parte da vida deitado sobre uma tábua de lavar roupas.
CURAS – Antônio nasceu em Cândido Mota em 1900, viveu 45 anos e morreu em Maracaí, sendo sepultado junto com a tábua. Diz a história que ele se alimentava só de leite e água, não gostava de usar roupas e não deixava que forrassem a tábua, o que poderia lhe dar mais conforto; também não saía de casa (há relatos de que jamais viu a luz do Sol) e recebia pessoas doentes que teriam sido abençoadas com milagres de cura.
CAPELA – O túmulo do Menino da Tábua é destino de peregrinação de romeiros de todo o Brasil. O local ganhou capela onde estão fotos de pessoas que alegam ter se curado de enfermidades, objetos e presentes dedicados ao menino. A festa no final de agosto coincide com o aniversário de morte de Antônio Marcelino.

MÚSICAS – Gravada em 1978, a música sertaneja ‘O Menino da Tábua’, da dupla Pardinho e Pardal, ajudou a popularizar o milagreiro popular de Maracaí. Foi apenas a primeira de três canções de sucesso dedicadas a Antônio Marcelino – as outras foram ‘Os Milagres do Menino da Tábua’ e ‘A Capela do Menino da Tábua’.

HORAH – Informação é tudo