Feriado – ACORDO PERMITE ABERTURA DE LOJAS NESTE SÁBADO, DESDE QUE FECHEM NA 2ª

Cidade vai continuar aberta, diz prefeito (FOTO: Ricardo Grossi/HoraH)

Trabalho no aniversário de Jaú foi definido entre sindicatos patronal e de trabalhadores

Acordo entre o sindicato do comércio varejista (Sincomércio) e dos trabalhadores do setor (Sincomerciários), firmado no final de 2019, permitirá a troca do feriado deste sábado (15), aniversário de 167 anos de Jaú, por folga na próxima 2ª feira (17). “Empresa que trabalhar no sábado, feriado, terá de liberar os funcionários para folga na segunda-feira, esse é o acordo”, explicou Luiz Carlos da Silveira e Souza, presidente do Sincomerciários.

“Com a pandemia do coronavírus, as lojas ficaram muito tempo fechadas aos sábados. Então, neste próximo sábado, apesar de ser feriado municipal, fica facultativo abrir as lojas e trabalhar, desde que elas fiquem fechadas na segunda-feira que vem”, confirmou José Roberto Pena, do Sincomércio. “O comerciante terá de optar por um ou outro dia, não poderá abrir nos dois”.

A troca será automática, por força do acordo, mas é necessário que o comerciante tenha uma autorização emitida pelo Sincomércio. “Quem já fez esse requerimento no início do ano não terá a necessidade de fazer novamente, porque está valendo para o ano todo”, disse Pena. O acordo também só é válido para empresas que tomaram parte na negociação. “Os empresários e os escritórios de contabilidade estão sabendo disso. Qualquer situação contrária, o trabalhador deve avisar o sindicato”, informou Luiz Carlos.

TERRITÓRIO E SHOPPING – Em nota, as entidades representativas do comércio (CDL Jaú, Sincomércio e Associação Comercial e Industrial) informaram que a cidade foi reclassificada na Fase Amarela do Plano SP, semana passada, que permite a abertura do comércio não essencial de 2ª a sábado, das 10h às 16h (portanto, por 6 horas diárias). Especificamente, o Território do Calçado está abrindo às 10h e o Jaú Shopping, às 14h, ambos de 2ª a domingo. E recomenda que a população mantenha os protocolos sanitários (uso de máscara e álcool gel) e distanciamento entre pessoas para evitar a propagação do coronavírus.

HORAH – Você sabe das coisas