Fique atento – NOVA PLACA PADRÃO MERCOSUL ENTRA EM VIGOR NA 6ª FEIRA

Nova placa Mercosul traz combinação de letras e números de maneira aleatória (FOTO: Reprodução R7)

A placa padrão Mercosul será obrigatória para veículos novos a partir da próxima 6ª feira (31), para aqueles transferidos de município ou de Estado e em caso de furto ou dano que atinja a placa. A troca voluntária também está liberada. A medida vale para todo o País por força de resolução do Contran; já os preços ficam a cargo de cada empresa.

A adoção da nova placa foi adiada 6 vezes – devia ter entrado em vigor em janeiro de 2016, até a nova data ser definida em julho do ano passado. Os prazos excedentes foram concedidos para que cada Detran credenciasse fabricantes das novas placas, parecidas com as que são usadas na Europa e já adotadas no Uruguai e Argentina e em fase de implantação no Paraguai e Venezuela.

Cada cor traz uma indicação na nova placa, já adotada em alguns países do Mercosul (FOTO: Reprodução HoraH)

COMO SERÁ – A nova placa tem o mesmo tamanho da atual, fundo branco, 4 letras e 3 números dispostos de maneira aleatória. A cor da combinação alfanumérica indica a categoria do veículo – a cor preta é para carros particulares; a vermelha para táxis, comerciais e de aprendizagem; azul para carros oficiais; e, o verde, para veículos de teste. Já o dourado identifica carros diplomáticos e, por fim, o prateado, modelos de colecionadores. Em uma tarja azul ficam o nome e a bandeira do País de registro do veículo e o emblema do Mercosul. Os preços não estão definidos – as atuais custam R$ 138,24 na versão básica.

HORAH – Você bem informado