Olha o risco – MINISTÉRIO DA SAÚDE SÓ ENVIA INSETICIDA APÓS MORTE POR SUSPEITA DE DENGUE HEMORRÁGICA

A Prefeitura de Pederneiras, região de Bauru, faz nebulização com inseticida no bairro em que morava a assistente social que foi sepultada no sábado (25), com suspeita de dengue hemorrágica. Ela tinha 39 anos. Ontem foram realizados bloqueios naquela região da cidade para evitar que a doença se espalhe.

Karin Queiroz Vertuan trabalhava em Lençóis Paulista e voltou das férias no dia 20. Antes, tinha viajado com a família para um parque aquático em Goiás. Nesse meio tempo, apresentou sintomas da dengue. As informações são de Pedro Pereira, o secretário de Saúde de Pederneiras, que monitora a situação. “Ela se sentiu muito mal na quarta-feira, dia 22, quando foi hospitalizada”, disse. O quadro era grave, com “bastante dor abdominal, fadiga, vômito e dor no fundo dos olhos”. A mulher morreu na madrugada do sábado.

A confirmação de dengue hemorrágica depende ainda de exames do Instituto Adolfo Lutz de SP. Mas, só pela suspeita com base nos sintomas, a Saúde iniciou ações para conter a doença na cidade. “Foi um caso só e com essa gravidade. A gente tem de tentar trabalhar em conjunto com a população, que precisa se conscientizar”, disse o secretário. O inseticida usado nas nebulizações de hoje foi enviado pelo Ministério da Saúde e chegou à cidade ontem.

HORAH – Você bem informado