FÓSSIL DE DINOSSAURO SUSPENDE OBRAS DE DUPLICAÇÃO DE RODOVIA

Fóssil estava a 20m da superfície e foi exposto no corte de um talude (FOTO: Divulgação)

FÊMUR FOI ENCONTRADO ENTRE MARÍLIA E JÚLIO MESQUITA; REMOÇÃO TERMINOU NESTA 2ª FEIRA (26)

 

A descoberta de um fóssil de dinossauro paralisou por 60 dias as obras de duplicação da SP-333, entre Marília e Júlio Mesquita. Os paleontólogos acreditam se tratar do fêmur de uma espécie que viveu no período Cretáceo. A peça tem aproximadamente 1 metro e meio e idade que pode chegar a 65 milhões de anos.

O fóssil estava a 20m da superfície e foi encontrado no corte de um talude à margem da rodovia. Os serviços foram suspensos no local até que os especialistas fizessem a extração do fêmur, concluída nesta 2ª feira (26). A divulgação só ocorreu agora para evitar curiosos que poderiam danificar o material.

Fóssil foi levado para o Museu de Paleontologia de Marília (FOTO: Divulgação)

 

O fêmur estava envolvido por uma camada de arenito, rocha formada por areia e cimento natural, como se fosse um quartzo, e foi levada para o Museu de Paleontologia de Marília. O local guarda fósseis há 12 anos, desde que o paleontólogo Willian Nava encontrou a escápula de um Titanossauro.

Várias outras descobertas foram feitas desde 2009, mas a mais conhecida é o Dino Titan, apelido dado ao fóssil, que chegou a inspirar a novela Morde e Assopra da TV Globo em 2011. O enredo é de uma paleontóloga que vai ao Interior em busca de animais pré-históricos.

HORAH – Informação é tudo