“A população terá acesso a tudo o que acontecer com o orçamento da prefeitura na palma da mão, pela internet, sem precisar implorar por informações”, declarou Garcia da Hadassa, candidato a prefeito do partido Novo. É a ‘transparência total’ que ele e o vice Eduardo Nascimento, do Republicanos, estão chamando de “transparência ativa”.
Por meio de nota da assessoria de campanha, Garcia explicou que a medida faz parte de um conjunto de ações anticorrupção previsto no Plano de Governo, que ainda contempla a regulamentação de todas as leis que garantem acesso às informações. Com essa atitude, Garcia e Nascimento batem de frente com o que acontece no governo atual do prefeito Daniel Alonso, onde a queixa pela falta de transparência é muito grande, inclusive entre vereadores.
“Vamos colocar a casa em ordem. Corrupção é roubo e seremos intransigentes no combate à corrupção e aos privilégios”, destacou o candidato a prefeito. E isso só se faz com transparência e acesso irrestrito às informações, principalmente do uso do dinheiro público do orçamento municipal. “Trata-se de respeito ao cidadão e ao dinheiro público”, afirmou.
Outra proposta é gravar todos os processos licitatórios em áudio e vídeo e abrir cada detalhe das contas públicas para que o cidadão tenha acesso fácil e direto. A nota da assessoria diz que o combate à corrupção e a instituição em Marília de uma gestão “limpa, aberta e democrática” fazem parte dos propósitos que uniram Garcia e Nascimento na disputa pela prefeitura neste ano.
HORAH – Informação é tudo