GOVERNO LIBERA MUNICÍPIOS PARA O LOCKDOWN; MARÍLIA DIZ QUE VAI MANTER SISTEMA ATUAL

DANIEL EXPLICOU MOTIVO DA REUNIÃO EMERGENCIAL COM O GOVERNO AO LADO DA FILHA, A SUPLENTE DE DEPUTADA DANI ALONSO (Foto: Reprodução vídeo)

Reunião emergencial convocada pelo governo do estado para este domingo (21) foi para apresentar os números atualizados da pandemia da Covid-19 no Estado, que não param de crescer, e liberar os municípios para, se quiserem, decretar lockdown na tentativa de conter a circulação das pessoas e do coronavírus. Primeiro o secretário do Desenvolvimento Regional Marco Vinholi falou com os 16 prefeitos dos municípios que sediam Departamentos Regionais de Saúde (DRSs) e, na sequência, com os demais.

Daniel Alonso, prefeito de Marília, fez uma transmissão de vídeo do gabinete para dizer que a cidade não adotará o lockdown. “Vamos continuar seguindo o Plano Emergencial até dia 30 e apostar, como sempre apostamos desde o início dessa pandemia, numa gestão equilibrada entre a saúde e o trabalho, o emprego”, declarou. A decisão ficou por conta de cada gestor. Cidades como Araraquara, Ribeirão Preto e outras já entraram em lockdown, visto que os números da pandemia ficaram fora de controle.

Lojas do comércio varejista seguem fechadas até dia 30, mas não haverá decretação de lockdown (FOTO: Divulgação)

“Para sustentar esse equilíbrio (saúde X trabalho) é de suma importância a colaboração de cada um de nós”, disse Daniel, voltando a recomendar o distanciamento entre pessoas, uso de máscara e álcool em gel e, claro, evitar aglomerações. “Não vamos tolerar aglomerações e festas na cidade. Não é hora para isso!” – afirmou o prefeito, observando que as pessoas trabalhem para “garantir o pão de cada dia, mas cuidando das nossas vidas também”. Serviços de deliverty e drive-thru continuarão liberados na ccidade; nos estabelecimentos essenciais como farmácias, supermercados e padarias, que atendem presencialmente, Daniel pediu total atenção aos protocolos sanitários.

Na próxima 3.a feira (23), a equipe de governo vai se reunir novamente com o Comitê de Enfrentamento do Coronavírus em Marília para avaliar a pandemia da Covid e alinhar medidas para os próximos dias. “É necessário monitorar de perto tudo o que acontece na nossa cidade, no Estado e no País”, justificou Daniel. Ele também elogiou a equipe da Saúde municipal que, mesmo “no limite” depois de um ano de pandemia, continua trabalhando duro contra a pandemia.

HORAH – Você bem informado