COM MAIS 10 LEITOS, UTI DO HC MARÍLIA PASSA A CONTAR COM 40 EXCLUSIVOS PARA COVID (FOTO: Divulgação/HC)
Enquanto o Hospital Beneficente Universitário (HBU) da Unimar espera pela estrutura que permita colocar para funcionar mais 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19, o Hospital das Clínicas (HC) anunciou nesta 6.a feira (5) o início da operação dessa mesma quantidade de novos leitos. Os dois hospitais de Marília receberam a promessa de leitos na mesma ocasião, em 26 de janeiro. No caso do HBU se trata de uma cooperação bipartite entre o Município e o Estado, mas nenhum deles respondeu positivamente às solicitações da instituição até agora.
Em nota, o HBU informou que “o processo de habilitação dos leitos está no aguardo do posicionamento das secretarias municipal e estadual da Saúde”, em relação ao fornecimento de respiradores, monitores e bombas de infusão. Como ainda não teve resposta, “não há previsão sobre quando os leitos estarão funcionando”, destaca a nota. Por fim, o HBU diz que só iniciará o processo para contratação de funcionários para os novos 10 leitos de UTI quando essa situação estiver definida.
DIFERENTE – Com o HC foi diferente. Os 10 novos leitos de UTI já estão disponíveis e, com eles, o hospital passa a contar com 40 leitos do SUS exclusivos para Covid. O processo de seleção e contratação dos profissionais teve início no mesmo dia do anúncio da liberação dos leitos (26/1), sendo admitidos 7 médicos, 4 enfermeiros, 24 técnicos de enfermagem, 4 auxiliares de serviços gerais e 4 fisioterapeutas. Inicialmente, a previsão do Estado era de pôr a nova ala de UTI para operar até 14/2, tendo portanto atraso de 19 dias.
Em nota à imprensa, o complexo HC/Famema informou que os novos leitos serão custeados integralmente pelo Governo do Estado. Serão R$ 3,9 milhões para seis meses de atendimento. A assessoria não soube dizer se o HC já recebeu parte desse valor.
HORAH – Informação e Prestação de Serviço