SANTA CASA COBRA VERBA DOS 18 NOVOS LEITOS DE UTI

IMPASSE É GRANDE: ESTADO QUER QUE ELES FUNCIONEM A PARTIR DA SEMANA QUE VEM; HOSPITAL DIZ QUE IMPLANTAÇÃO VAI ATÉ FIM DO MÊS

A previsão do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru é de que novos 18 leitos de UTI prometidos pelo Governo do Estado comecem a funcionar “mais tardar no início da semana que vem”, na Santa Casa de Jaú. A informação é da diretora Doroti Alves Ferreira em entrevista exclusiva ao HORAH. “Quando toda a papelada está pronta, é uma semana para o Estado pagar o fornecedor”, explicou, com a certeza de que “o dinheiro deve chegar logo”.

Mas ainda não chegou. “Não recebemos nenhum centavo desse dinheiro, ainda, afirmou Alcides Bernardi Jr, provedor da Santa Casa, que mesmo assim segue reforma e adaptação do hospital para acomodar a nova UTI. Questionado se será possível entregar os novos leitos no prazo estimado pelo DRS, que é o mesmo previsto pela Prefeitura, ele foi objetivo: “Ah, não consegue. Estamos fazendo uma reforma e ela precisa ser bem feita para receber os pacientes. Acredito que vai até o fim do mês pra terminar isso aí”.

O vice Tuco e o prefeito Ivan ao deixarem a sede do governo paulista dia 3/2: novos leitos garantidos para Jaú (FOTO: Reprodução)

Durante entrevista ao HORAH na Rádio Piratininga AM nesta 6ª feira (5), o vice-prefeito Tuco Bauab ouviu a manifestação do provedor e disse que iria “imediatamente” à Santa Casa. Não precisou. Jr Bernardi telefonou e os dois conversaram ao vivo. “Ficamos sabendo que o problema era a liberação do dinheiro, então fomos a São Paulo falar com o governo e a verba sai por esses dias. Nós precisamos desses leitos funcionando. Nossa obrigação é conseguir o dinheiro; a Santa Casa precisa por os leitos à disposição da população”, resumiu Tuco.

Jr Bernardi e o prefeito: esforço para que nova UTI comece a funcionar o quanto antes (FOTO: Divulgação)

Os anúncio de mais 97 leitos de Covid para Jaú, sendo 28 de UTI, foi feito em reunião do prefeito Ivan Cassaro e do vice Tuco com o Governo do Estado dia 3 de fevereiro, portanto há 30 dias; no dia 15/2, os secretários estaduais da Saúde, Jean Gorinchteyn, e do Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, estiveram na Santa Casa para falar dos novos leitos. Porém, os recursos ainda não foram liberados e por falta de leitos de UTI, o hospital continua internando inclusive no Pronto Socorro.

HORAH – Informação é tudo