História – FAMEMA FAZ 54 ANOS; CURSOS ESTÃO ENTRE OS MAIS BEM AVALIADOS DO PAÍS

Prédio do Hospital das Clínicas, o HC, exibe toda sua exuberância arquitetônica: referência SUS para 62 municípios (FOTO: Acervo HCFamema)

O domingo (19) é de comemoração para a Faculdade de Medicina de Marília (Famema), que completa 54 anos – foi criada por lei estadual em 1966 e autorizada a funcionar no ano seguinte, como instituição pública municipal de ensino superior. O curso de Medicina, primeiro de Marília, também é de 1967; o de Enfermagem é de 1981.

Sede-administrativa da Famema, na Av. Monte Carmelo, em frente ao HC (FOTO: Divulgação)

Há 5 anos, em 2015, a Assembleia Legislativa de SP aprovou a criação da Autarquia Hospital das Clínicas da Famema – HCFamema, entidade de direito público com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, vinculada à secretaria estadual da Saúde. Ela permite aos hospitais e ambulatórios do Complexo Famema serem usados para o ensino e treinamento de estudantes em cursos de graduação e pós da faculdade.

NOVIDADE – A Famema agora também é polo de apoio pedagógico e de avaliação de alunos da Universidade Virtual do Estado (Univesp) em Marília. Quatro cursos do polo Marília/Famema da Univesp foram abertos: Engenharia da Computação, de Produção, Pedagocia e Tecnólogo em Gestão Pública, todos no formado de ensino à distância (EAD). O encontro presencial ocorre na Famema. Neste ano, serão abertos mais 2 cursos: Licenciatura e Computação.

Três primeiras turmas do curso de Medicina, o primeiro da Famema (FOTO: Arquivo HCFamema)

HISTÓRIA – Após a criação, a Famema tornou-se Autarquia de Ensino em Regime Especial do Governo do Estado em 1994, ligada à secretaria de Desenvolvimento Econômico. Em 1997, passou a fazer uso de metodologias ativas de aprendizagem em substituição às práticas convencionais em salas de aulas, tornando-se pioneira no País. Hoje, os cursos da Famema estão entre aqueles com melhor avaliação pelo MEC.

Profissionais envolvidos na criação do curso de Enfermagem da Famema (FOTO: Arquivo HCFamema)

ESTRUTURA – Fazem parte do Complexo Famema os Hospitais das Clínicas (HC), Materno-Infantil e São Francisco; o Hemocentro, a Oncoclínica, o Ambulatório de Especialidades Mário Covas, o de Saúde Mental, o Centro de Reabilitação Lucy Montoro e a Unidade Oftalmológica, que são referências no atendimento SUS de média e alta complexidade para 62 municípios – população estimada de 1,2 milhão de pessoas.

HORAH – Jornalismo com Credibilidade