Hospital Unimed recebe certificado de Acreditação e amplia estrutura: mais 2 andares

Hospital Unimed Regional Jaú: moderno e certificado pela ONA (FOTO: Divulgação/Unimed)

Serão mais 50 leitos de internação e espaço para novos serviços; estrutura já absorve cerca de 800 funcionários e 180 médicos cooperados ou não

Inaugurado em junho de 2021, com apenas três anos de atividades o Hospital Unimed Regional Jaú acaba de receber o certificado de Acreditação nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atende aos padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência. A certificação saiu em 18/4, após detalhada vistoria de equipe de avaliadores que esteve no hospital e seguiu os rigorosos padrões do Manual Brasileiro de Acreditação em diversas áreas.

Dr. Paulo De Conti em entrevista ao HORAH: avanços e muitos planos (FOTO: Reprodução/HoraH)
Instituição certificada pela ONA: segurança para o paciente e de todos os envolvidos no trabalho hospitalar (FOTO: Reprodução Unimed)

“Trata-se de um processo em que o hospital é avaliado em cerca de 1.200 itens da Acreditação ONA 1, que é o primeiro tipo”, explicou Dr. Paulo De Conti, presidente da Unimed Jaú e superintendente do Hospital Unimed, em entrevista exclusiva ao HORAH. “Foram avaliados todos os mecanismos para que possa haver um aumento na segurança do paciente dentro da instituição hospitalar, desde a entrada até a alta. A Acreditação é uma certificação de qualidade que abrange também toda a equipe de trabalho: enfermeiros, médicos e o próprio hospital”, resumiu.

Para ter ideia da importância dessa certificação, apenas 6,1% dos 6.750 hospitais brasileiros possuem algum tipo de Acreditação. A vistoria é feita por empresa credenciada e independente, que entra em todos os setores da instituição: pronto-socorro, farmácia, administração etc. “Nos preparamos quase um ano para passar por essa prova da certificação, que é prática e ninguém sabe o que vai ser questionado pelos certificadores. Se não estiver dentro dos padrões, não passa mesmo”, disse Dr. Paulo.

A certificação ONA 1 para hospital geral com pronto-socorro e centro cirúrgico 24 horas, como o Hospital Unimed Jaú, “é um divisor de águas” que animou tanto médicos quanto colaboradores. “Agora vamos buscar certificações para outros serviços, como laboratório, fisioterapia etc., cada coisa ao seu tempo”, pontuou o superintendente, lembrando que o hospital em Jaú dispõe de 180 médicos entre cooperados e não-cooperados, e cerca de 800 funcionários CLT ou terceirizados.

Maternidade possui controle de acesso e câmeras de monitoramento em pontos estratégicos: são 8 quartos, 5 com acomodações duplas e apartamento luxo, também (FOTO: Divulgação/Unimed)
Centro de Diagnóstico por Imagem, com a mais moderna tecnologia para exames radiológicos, ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e outros procedimentos (FOTO: Divulgação/Unimed)
Centro cirúrgico: são 8 salas equipadas com a mais alta tecnologia inclusive para procedimentos de alta complexidade (FOTO: Divulgação/Unimed)

AMPLIAÇÃO – Ao mesmo tempo em que o conceito hospitalar é reconhecido, a Unimed trabalha duro para ampliar a estrutura com a construção de mais dois andares. Eles já estavam previstos e com alicerces prontos desde o início, mas agora se tornaram indispensáveis. Provavelmente até o fim do ano serão mais 50 leitos de internação. “Nossa taxa de ocupação hospitalar já atingiu um nível acima de 85% linear, de segunda a segunda, o que acendeu a luz amarela e determinou essa ampliação”, justificou Dr. Paulo De Conti.

A ampliação tornará mais fácil a separação dos pacientes por alas dentro do hospital, como oncológicos, de cirurgias não-oncológicas, da pediatria etc., e liberar espaço para outros serviços, como tratamento avançado de acidente vascular cerebral (AVC) e outros muito específicos. Hoje, o Hospital Unimed Jaú está disponível para cerca de 35 mil beneficiários locais e residentes na microrregião, além de receber “um volume grande de intercâmbios, vindos de outras unidades como Lorena, Presidente Prudente, São Carlos etc.”, disse o superintendente.

Comemoração dos 26 anos da Unimed: Dr. Edion Fagnani Jr, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM) Jaú; Dr. Paulo de Conti, presidente da Unimed Regional Jaú; e Dr. Marcos Vinícius Marques, presidente Unimed Bauru (FOTO: Arquivo pessoal/Reprodução)

HORAH – Informação é tudo