Igreja – BISPO AUTORIZA MISSAS PRESENCIAIS; CIDADE AGUARDA DECRETO MUNICIPAL

Licitação prevê câmeras em todas as praças de Jaú, inclusive na da Matriz, no centro da cidade (Foto: Divulgação)

A Igreja Católica espera o decreto do prefeito Rafael Agostini para decidir se retoma as missas presenciais em Jaú. Pároco da Matriz do Patrocínio, padre Celso Luiz Buscariolo disse ser “favorável ao pé no breque, por enquanto”, entendendo que a pandemia de coronavírus continua ascendente na cidade. “Recomendo muita calma, muita calma antes de voltar (com as celebrações presenciais) do dia para a noite”, observou.

Dom Paulo baixou Decreto Episcopal nesta 5.a feira (28), organizando volta das missas (FOTO: Reprodução)

Bispo diocesano de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa baixou Decreto Episcopal nesta 5ª feira (28) com regras para “organizar o retorno das missas presenciais”, obedecendo orientações das autoridades governamentais e sanitárias para evitar a propagação do coronavírus. O documento fala de uma retomada gradual das celebrações eucarísticas, com distanciamento de 2 metros entre fiéis, higienização constante das igrejas e objetos litúrgicos e sem a presença de integrantes dos grupos de risco.

Padre Celso, Pároco da Matriz, quer comissão para preparar volta das celebrações na Igreja (FOTO: HoraH)

“Quem mais frequenta a Igreja são as pessoas desses grupos. Os mais jovens costumam ir acompanhados dos pais, avós. É uma situação ainda muito delicada”, pontuou padre Celso. De qualquer maneira, ele estuda a criação de uma comissão na paróquia para discutir e organizar essa retomada das missas presenciais. O Decreto Episcopal mantém suspensos os encontros das pastorais, inclusive da catequese, e pede observância de recomendações das autoridades em cada cidade. Diante disso tudo, padre Celso pretende se posicionar oficialmente só depois da manifestação do prefeito de Jaú, o que é esperado para esta 6ª feira (29).

HORAH – Você sabe das coisas