Igreja – PADRE QUE CELEBROU CASAMENTO ENTRE HOMENS ESTÁ SUSPENSO DAS FUNÇÕES

Pe. Vicente já está com atividades religiosas suspensas: Diocese não aprovou celebração de casamento homoafetivo (FOTO: Reprodução Arquivo Pessoal)

Padre Vicente Paula Gomes está suspenso de todas as funções que exercia na Igreja Católica, por ordem de Decreto de Medida Cautelar baixado pela Diocese de Assis. A medida é da 4ª feira (11). Ele está sendo investigado com base nos preceitos da igreja por celebrar e abençoar casamento entre dois homens no sábado (7), realizado em chácara de Assis.

“Já estou até pensando no que o Dom Argemiro vai falar segunda-feira, mas a bênção não me diminuiu, nem vai diminuir a igreja, nem vocês”, disse Pe. Vicente durante a celebração, já antevendo problemas com o dirigente católico. E não deu outra: o decreto com a suspensão das atividades religiosas do padre foi assinado pelo bispo de Assis, Dom Argemiro de Azevedo, que apontou “acusações graves” contra ele, com base no Código Canônico.

Decreto baixado pelo bispo de Assis afasta o padre e instaura investigação; em Bauru, em 2013, padre nas mesmas condições foi excomungado pela Igreja Católica (FOTO: Reprodução Documento Diocese)

Durante o casamento homoafetivo, o padre defendeu o direito de o casal de homens ser considerado “uma família” e abençoou a união. “Achamos que lar basta ter um homem e uma mulher”, disse, mas “família não é só isso, por isso, é com alegria que estou aqui”. Tal qual Pe. Vicente, a igreja puniu e depois excomungou Pe. Beto, de Bauru, por também celebrar casamentos homoafetivos, em 2013. Ele foi para a Justiça contra a decisão e fundou a própria igreja, onde continua realizando casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

HORAH – Você sempre bem informado