Interligação Sta. Helena-Brigadeiro será feita com recursos próprios

Daniel quer aproveitar apontamentos e orientações para aperfeiçoar edital de concessão (FOTO: Marília Notícia/Reprodução)

DANIEL PRETENDE LICITAR OBRA O QUANTO ANTES, COM NOVO ACESSO AO BOSQUE E ESTACIONAMENTO; Transversal Leste ainda aguarda recursos

Prevista no relatório de abril de 2020 do Plano de Mobilidade Urbana da Emdurb, a Transversal Leste depende de verba para virar realidade. “Preciso de orçamento pra fazer essa obra. Existe a promessa de uma emenda parlamentar que a gente está aguardando. Se o dinheiro vier, vamos licitar tudo de uma vez; caso contrário, vamos fazer por etapas”, disse o prefeito Daniel Alonso ao HORAH.

O “tudo de uma vez” significa a Transversal, ligando a Av. Brigadeiro Eduardo Gomes à Av. Cascata, e a interligação da rua Santa Helena com a Brigadeiro, entre o Bosque Municipal e o futuro Jardim Ecopark, nas proximidades ao aeroporto. Daniel estima que a interligação fique “em torno de uns R$ 4 milhões” e a Transversal, “mais ou menos R$ 10 milhões” a valores de hoje – principalmente os preços de pavimentação estão variando muito ultimamente.

Av. Cascata será ligada à Brigadeiro, na Zona Leste, para desafogar trânsito naquela região da cidade (FOTO: PMM/Divulgação)

“Vou mandar pra licitação o trecho que interliga a Santa Helena à Brigadeiro, já com a nova entrada para o bosque, que terá portal e área de estacionamento. Vai ficar muito prático e bonito”, explicou o prefeito, que escolheu o local por motivos óbvios, visto que nem a Santa Helena nem a Brigadeiro oferecem condições para isso. O trecho será feito com recursos próprios do município.

Para a Transversal a prefeitura terá de fazer desapropriação de algumas áreas, o que depende de procedimentos judiciais e leva tempo, mas o resultado é bastante aguardado. É que a nova via permitirá acesso rápido entre os bairros da Zona Leste e a região da Represa Cascata e até da Av. das Esmeraldas, já na Zona Sul, na ligação com o distrito de Lácio. Por isso ela tem importância capital no planejamento viário da cidade e consta inclusive do Plano Diretor aprovado em 2006.

HORAH – Você sabe das coisas