A tradicional Festa Julina de Frei Galvão será realizada a partir das 17h do próximo sábado (14), às margens do Rio Tietê, junto à capela dedicada ao primeiro santo brasileiro. O local fica dentro do Condomínio Parque Frei Galvão, no distrito de Potunduva, município de Jaú. A marca registrada da festa irá se repetir neste ano: uma fogueira com pelo menos 5 metros de altura, para aquecer o frio do Inverno.
Presidente do condomínio, Eudocília Ruiz disse que a animação musical ficará por conta da dupla Zé Leandro & Carlos Dassi. Mas também haverá dança de quadrilha, o Arraiá do CRI, barracas com comidas típicas da época, espetinhos, cachorro quente, quentão e vinho quente. Ao exemplo da também tradicional Festa de Frei Galvão, no final de maio, a expectativa é da presença de milhares de pessoas.
HISTÓRIA – O local é ponto centenário de peregrinação de fieis. Um dos milagres reconhecidos pela Igreja Católica para canonização de Frei Galvão, o da bilocação, teria ocorrido naquele trecho do Rio Tietê por volta de 1810. Ferido de morte, Manuel Portes clamou por Frei Galvão, que, no mesmo instante, interrompeu missa em igreja de SP, ajoelhou-se e teria sido visto dando a extrema-unção ao moribundo naquele local deserto, a centenas de quilômetros de distância. Era a época das monções que desbravavam SP, Tietê adentro, em direção ao Mato Grosso.
COMO CHEGAR – Em Jaú, tomar destino do distrito de Potunduva e, de lá, seguir 6 km por estrada de chão até as margens do Tietê, onde fica o condomínio e a Capela de Frei Galvão.
(FOTOS: Divulgação – A Capela de Frei Galvão, com o Tietê ao fundo, e internamente, em local histórico; as festas de lá costumam reunir milhares de pessoas)
No HORAH Notícia