Junho Vermelho – Hemocentro inicia campanha para aumentar doações e regularizar estoques de sangue em Marília

Estão baixos os estoques de sangue no Hemocentro de Marília, que inicia a campanha Junho Vermelho com objetivo de sensibilizar a população a doar sangue. Neste mês também é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue (14/6), que coincide com o Inverno, período do ano em que as doações costumam cair até 30%. E por causa da Copa do Mundo, a previsão é de que neste ano o problema se acentue ainda mais, visto que as pessoas passam a ter “outras prioridades”.
O estoque de sangue B- é o mais crítico, pois estava zerado nesta 3ª feira (5). Depois vem o A-, com apenas 5 bolsas no estoque, o AB-, com 6, e o O-, com 11. O tipo sanguíneo com mais estoque é o O+, que somava 140 bolsas, seguido do A+, com 138, do B+, com 83 e do AB+, com 25. Os números foram divulgados pela direção do Hemocentro, que atende das 7h às 13h para receber doações de sangue, à Rua Lourival Freire, 240, ao lado do Fórum, no Fragata.
Podem ser doadores pessoas acima de 50 kg de peso, que tenham entre 16 e 69 anos de idade e bom estado de saúde; que não estejam fazendo uso de nenhum tipo de medicamento, que tenham dormido bem na noite anterior e que, preferencialmente, também não tenham ingerido bebida alcoólica. Mais informações podem ser obtidas no próprio Hemocentro ou pelo telefone 3402-1850.

(FOTO: Reprodução HoraHtv/internet)

No HORAHtv