Justiça – FAMÍLIA DE PF MORTO EM CONFRONTO COM TRAFICANTES SERÁ INDENIZADA EM R$ 150 MIL

Avião usado pelos traficantes estava com meia tonelada de pasta de cocaína: queda e incêndio (FOTO: TV Tem/Reprodução)

Familiares do policial federal Fábio Ricardo Luciano Paiva receberão R$ 150 mil da União, de indenização por danos morais. Em 2013, ele foi morto em confronto com traficantes em operação que interceptou carregamento de drogas em canavial no município de Bocaina, região de Jaú. Na época, o agente tinha 38 anos.

A sentença do desembargador Luís Antônio Johonson Di Salvo, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, SP, manda pagar a indenização porque a PF não ofereceu os equipamentos de segurança necessários para a operação. A decisão é de 2ª instância e ainda cabe recurso. A droga chegou à região de avião, que acabou caindo e pegando fogo.

SEM PROTEÇÃO – Fábio pertencia à PF Bauru e foi morto com tiro de fuzil. Para o julgador, a PF agiu “com acentuado grau de descaso” ao não ofertar equipamento de segurança compatível para enfrentamento “de um previsível desfecho” trágico da operação. Ele chegou ao local durante o dia para reconhecer a área, à paisana, e, diz o desembargador do TRF, não podia ter participado da ação à noite, sem colete à prova de balas ou equipamento de visão noturna.

COMO FOI – A operação aconteceu em 25 de setembro de 2013, entre as cidades de Bocaina e Boa Esperança do Sul. Cerca de 20 agentes da PF já estavam no canavial quando o avião se preparava para pousar. O piloto arremeteu ao notar a movimentação policial em solo, mas o avião caiu 200 metros adiante, pegou fogo e ele foi preso. Na aeronave havia 500 kg de pasta base de cocaína. Houve intensa troca de tiros entre traficantes em solo e policiais. Alvejado no peito, Fábio chegou a ser socorrido à Santa Casa de Jaú, mas não resistiu. Cinco traficantes presos foram condenados, cada qual a mais de 36 anos de prisão.

Armamento pesado e munições foram apreendidos com traficantes presos na operação (FOTO: TV Tem/Reprodução)

HORAH – Você bem informado