Lentidão – AÇÃO DO MPF DÁ 24H PARA MINISTÉRIO DA SAÚDE HABILITAR LEITOS DE UTI DA SANTA CASA

Procurador Marcos Salati ingressou com ação contra o Ministério da Saúde: demora excessiva e falta de transparência (FOTO: Reprodução)

NOVA ALA FOI ENTREGUE EM 1º DE ABRIL E LIBERAÇÃO AINDA NÃO FOI SEQUER ANALISADA

Após investimento de cerca de R$ 1 milhão e obras empreendidas desde o ano passado, 10 novos leitos de UTI construídos pela Santa Casa de Jaú com recursos próprios e de doações continuam sem autorização do Ministério da Saúde para funcionar. A nova ala foi entregue dia 1º de abril. Diante da demora excessiva, o Ministério Público Federal (MPF) ingressou com Ação Civil Pública contra a União para obrigar o Ministério da Saúde a habilitar os novos leitos em 24h.

Novos leitos de UTI foram entregues dia 1.o de abril e pedido de habilitação foi encaminhado em março: sem análise até agora (FOTO: Divulgação)

Prontos e totalmente equipados para atender pacientes com a Covid-19, os novos leitos de UTI adulto ficam no 1º andar do hospital. A solicitação para que sejam liberados foi encaminhada em março, mas ainda não foi sequer analisada. A preocupação do MPF é que os casos de Covid-19 cresceram quase 100% nos últimos 6 dias, passando de 36 para 70 (atualização divulgada em boletim epidemiológico no final da tarde desta 2ª feira, 11).

Procurador da República em Jaú, Marcos Salati critica a falta de transparência do Ministério da Saúde em relação à Santa Casa. Ofício sobre a habilitação dos leitos novos de UTI foi respondido com informação de que “há a previsão da habilitação, no entanto as habilitações estão saindo gradualmente, considerando o número de pacientes infectados pelo coronavírus” em cada região.

HORAH – Informação e prestação de serviço