Quarentena – PREFEITOS DE MARÍLIA E BAURU VÃO À 1ª REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPALISTA

A imprensa não pode acompanhar a reunião, restando a opção de registros por videoconferência (FOTO: Reprodução)

Prefeitos das 16 regiões administrativas do Estado se reuniram pela 1ª vez com o governador João Doria e secretários estaduais no recém-criado Conselho Municipalista, que avaliará e decidirá a retomada da economia em São Paulo. Daniel Alonso, prefeito de Marília, e Clodoaldo Gazzetta, de Bauru, estavam entre eles. O encontro foi no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, com início às 16h.

“Já existe o Plano São Paulo e a proposta de reunir os prefeitos foi para apresentar a realidade de cada cidade e região para flexibilizar as atividades paralisadas, situação que venho defendendo desde o final de março, quando já tínhamos a doença controlada em Marília”, disse Daniel. Para ele, o encontro “foi bastante produtivo”, apesar de ter sido só o 1º deles.

Participaram os prefeitos de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba, além de representante da Prefeitura da Capital. Eles receberam informações estatísticas da pandemia no Estado e a importância de manter o isolamento social nos municípios, nesse momento.

O secretário do Desenvolvimento Regional Marco Vinholi expôs que a Covid-19 estava restrita à Região Metropolitana de SP até meados de março e, em menos de 45 dias, se espalhou pelo Litoral e Interior. Há casos confirmados em 414 dos 645 municípios (64% deles). Hoje o contágio cresce 4 vezes mais rápido no Interior e Litoral do que na região metropolitana.

RETOMADA – A volta das atividades econômicas será determinada pelo Plano SP, com base em requisitos como a redução de novos casos de infecção pelo coronavírus e a taxa de ocupação de leitos de UTI em níveis abaixo dos 60% da capacidade total. Não há data para isso acontecer, mas a quarentena foi prorrogada no Estado por decreto governamental até 31/5. A próxima reunião do Conselho Municipalista será na 2.a feira (18).

HORAH – Você bem informado