Um levantamento realizado pela Emdurb indicou que 85% dos motoristas de 186.364 veículos cadastrados na cidade respeitam as normas de trânsito, “mais especificamente nos pontos de radares de controle de velocidade” existentes em Marília. A informação foi divulgada pela Prefeitura. Esse percentual corresponde a 158.192 motoristas que “não ultrapassaram os limites de segurança, de maio a dezembro de 2023”.
O mesmo levantamento apontou, ainda, que 18.662 (10%) desses veículos tiveram ao menos uma infração de trânsito e os outros 9.510 (5,10%), cometeram mais de uma. Significa dizer que no total, 28.172 veículos foram pegos nos radares por excederem a velocidade do trecho, o que representa 15,11% do total emplacado em Marília.
O presidente da Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça de Oliveira, interpretou os números como “bastante positivos” em relação à disciplina dos condutores. “O nosso principal objetivo com os radares e os demais dispositivos de controle de velocidade sempre foi o de evitar acidentes graves e fatais, salvando vidas”, disse. Para ele, o levantamento feito pela Emdurb comprovou que isso está acontecendo – o número de acidentes e mortes também caiu no perímetro urbano.
O prefeito Daniel Alonso comentou que toda ação voltada para a segurança no trânsito é fundamental para se alcançar resultados positivos. “Pedestres, ciclistas e a comunidade em geral estão notando essas melhorias, principalmente por causa da redução dos acidentes. Isso é bom para todos”, concluiu.
HORAH – Informação é tudo