É uma verdadeira lição de vida e de amor ao próximo. Seu Zezinho, um vendedor de picolés de 68 anos batizado como Francisco Santa Filho, está aprendendo a ler e escrever com uma menina de 9 anos. Bárbara Matos Costas é estudante de tradicional colégio particular do Crato, município do Ceará, em frente ao qual o seu Zezinho vende sorvetes há mais de 50 anos – começou aos 12 anos.
A professorinha se dedica à alfabetização do idoso todos os dias, após as aulas no colégio. Seu Zezinho é ensinado ali mesmo onde vende picolés, na calçada, onde se senta ao lado de Bárbara. “Seu Zezinho merece nota dez!” – diz a menina, que escreve palavras “com tracinhos para ele preencher, como ‘picolé’ e ‘amor’”. Aos poucos, o idoso vai ganhando intimidade com cadernos e livros.
- A professorinha e seu Zezinho: solidariedade, lição de vida e amor ao próximo
VIRALIZOU – A psicopedagoga Risélia Maria se encantou com a iniciativa, fotografou uma dessas aulas da professorinha, postou nas redes sociais no dia 13 e a coisa viralizou. “Já sei assinar meu nome e juntar algumas letras”, comemora seu Zezinho, que elogia Bárbara: “Ela me ensina aos pouquinhos e eu vou aprendendo devagar”.
- Aos poucos, o idoso de 68 anos que passou a vida em frente ao colégio, agora está aprendendo a ler e escrever
AGORA VAI – A notícia emocionou as pessoas e seu Zezinho vai ganhar material de alfabetização apropriado para continuar aprendendo. “Quando eu vi a cena dessa aluna ensinando a ele, isso me comoveu muito. Encarei como um aprendizado para mim, enquanto educadora. Já era para termos tomado a iniciativa de ensiná-lo a ler e a escrever, pois faz muitos anos que ele vende picolé ali nas redondezas do colégio”, disse Risélia.
(c/ informações e fotos Agência Miséria/Alana Soares – Ceará)
HORAH – Você lê, Você sabe das coisas