Uma liderança que nenhuma cidade inveja acaba de ser assumida por Bauru, que está à frente do ranking nacional da dengue. Os números são do Ministério da Saúde: 12.631 casos da doença já foram confirmados na cidade neste ano. Pior do que o crescente número de doentes é o de mortes: 12 até agora, sendo que há ao menos 8 óbitos aguardando resultado de exames para também entrar nessa conta.
Novos 2.154 casos de dengue foram confirmados só nesta semana, quando a Secretaria da Saúde atualizou o boletim epidemiológico. E o problema está na cidade mesmo, pois do total de doentes, 12.348 contraíram dengue em Bauru e não em outras localidades. Não à toa, desde janeiro a cidade está sob decreto de estado de emergência baixado pelo prefeito Gazzetta.
MARÍLIA – A epidemia de dengue em Bauru em 2019 já deixou para trás a de 2015, quando registrou 8.482 casos da doença. Naquele ano foi Marília quem despontou no cenário nacional, colecionando dezenas de mortes (há até hoje disparidade entre o número oficial, de 20, e aquele relatado pela sociedade e o próprio cartório de registro civil, que passa dos 35) e dezenas de milhares de doentes.
HORAH – Informação e Conhecimento