MAIS LEITOS E AMPLIAÇÃO DO P.S. INICIAM TRANSFORMAÇÃO DA SANTA CASA

ANÚNCIO DA VERBA PARA MAIS 436 M2 NO P.S. FOI FEITO PELO PREFEITO IVAN, AO RECEBER O DEPUTADO HERCULANO (dir.) E O PROVEDOR DO HOSPITAL, JR BERNARDI (Foto: Divulgação)

Não é exagero dizer que aos poucos um novo hospital irá surgir dentro da Santa Casa de Jaú. Reformas, adaptações e ampliações começam a sair do papel, aumentando a capacidade de internações e o suporte especializado para pacientes de alta complexidade, melhorando as condições de trabalho das equipes médicas e de enfermagem e o conforto da população que procura atendimento no único hospital porta-aberta SUS de Jaú e mais 11 municípios da microrregião.

Depois de mais 30 leitos de enfermaria para Covid-19, nesta 6ª feira (19) serão concluídos mais 18 de UTI obtidos pela gestão Ivan Cassaro junto ao Estado. “Vamos chegar a 57 leitos de UTI para Covid e 94 no total, entre a UTI adulto e neonatal. Poucos hospitais têm esse número de leitos”, comentou o provedor Alcides Bernardi Jr durante evento em que o governo municipal anunciou mais R$ 1,5 milhão para outra ampliação: a do Pronto Socorro.

Projeto foi levado ao parlamentar em Brasília, em fevereiro; vice-prefeito Tuco e a gerente Scila, da Santa Casa, acompanharam evento no Salão Nobre da Prefeitura (Foto: Divulgação)
Projeto do novo Pronto Socorro ocupa espaço da marquise atual e estacionamento lateral (Fotos: Reprodução)

“O projeto já é antigo e mexe na parte externa, em frente ao Pronto Socorro atual. A construção terá mais de 400 metros quadrados, no espaço onde fica a marquise [de acesso ao P.S.] e o estacionamento (privativo, na Rua Riachuelo)”, explicou Scila Carretero, gerente-administrativa do hospital. As principais mudanças são o acesso separado para Resgate e SAMU, que hoje passam pelos pacientes na sala de espera para atendimento no P.S.; mais consultórios médicos e espaço para pacientes e funcionários. “Logisticamente vai ficar ótimo pra todo mundo”, concluiu.

O dinheiro virá de emenda impositiva do deputado federal Herculano Passos ao orçamento da União, atendendo a pedido da gestão municipal. Gestão que ainda poderá contar em maio com a liberação da ‘Santa Casa velha’ por cooperativa médica que mantém ambulatório no local e, nos fundos do prédio novo, edificar mais dois andares para ampliar ainda mais o hospital — como prometeu em campanha o prefeito Ivan Cassaro. “Atendemos 350 mil pessoas de 12 cidades pelo SUS”, diz o provedor, justificando os investimentos que estão por vir para transformar a Santa Casa no futuro próximo.

HORAH – A verdade dos fatos