Usuários do SUS, profissionais e gestores da Saúde são esperados na solenidade de abertura da Conferência Municipal de Saúde de Marília, às 19h desta 6ª feira (23), no Univem. Essa 10ª edição do evento acontece hoje e amanhã e os participantes devem aperfeiçoar as 100 propostas para melhoria da saúde, extraídas da pré-conferência realizada em outubro.
Secretária da Saúde, Kátia Santana destaca a importância dessa conferência, que coincide com os 30 anos do SUS e também da promulgação da Constituição. “Antes de 1988, os brasileiros eram divididos entre os que podiam pagar pelo serviço de saúde e os indigentes, os trabalhadores com direito a sistemas de saúde e os indigentes”, lembrou.
Presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Gilberto Martins disse que “não é difícil visualizar os problemas do SUS, mas é preciso potencializar soluções e melhorar esse sistema, ao invés de apenas criticar”. O prefeito Daniel Alonso espera “a colaboração da sociedade civil organizada, por meio do Comus e de inúmeras entidades e instituições, para continuarmos melhorando a Saúde a cada dia”.
(FOTO: PMM/Divulgação – Pré-conferência municipal de saúde foi realizada em outubro e destacou 100 propostas em Marília)
HORAH
Você sabe das coisas