Com a inclusão no mês de março de mais 58 unidades ao PSE-Programa Saúde na Escola, Marília atingiu 81 escolas municipais e estaduais envolvidas com as ações dessa iniciativa, beneficiando 26.264 estudantes. “Trata-se de um programa importantíssimo para a saúde e a educação, e fico feliz em constatar que estamos avançando cada ano mais, ampliando o acesso aos serviços oferecidos”, destacou a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
Dia 27/3 aconteceu encontro no auditório da secretaria para apresentação do PSE para as novas escolas e novas unidades de saúde que, a partir deste ano, passaram a compor o programa. “Já temos 81 escolas e 58 unidades de saúde no programa e continuaremos dando suporte para que o PSE seja ampliado mais, garantindo acesso aos serviços de saúde municipais”, disse Paloma.
“O programa desenvolve uma série de ações integradas entre educação e saúde, por isso é extremamente importante que Marília siga avançando”, pontuou a secretária da Educação, Cilmara Carreiro. “O aumento do número de escolas e de unidades de saúde que aderiram agora ao PSE comprova esse avanço, porque agora já são mais de 26 mil alunos beneficiados”.
O PSE é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação. Marília aderiu inicialmente em 2013, com o cadastramento de quatro escolas com 1.452 estudantes. Com o passar dos anos houve a adesão das novas unidades escolares e de saúde e, até o final do ano passado, o programa contava com 60 escolas e 41 unidades de saúde; agora já são 81 escolas e 58 unidades de saúde cadastradas.
Em nota, a Prefeitura informou que o objetivo do programa é contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da educação básica. “Ao fortalecer as ações no enfrentamento de vulnerabilidades, ampliando o acesso aos serviços de saúde, contribui-se para a melhoria da qualidade de vida e se dá apoio ao processo de formação de profissionais tanto da saúde quanto da educação”, enfatiza essa nota.
Fazem parte do PSE no ciclo 2025/26: alimentação saudável e prevenção da obesidade, promoção de atividades físicas, da cultura de paz e dos direitos humanos, prevenção das violências e de acidentes, de doenças negligenciadas e do uso de álcool, tabaco e outras drogas, além da prevenção à Covid, saúde bucal, auditiva, ocular, mental, sexual e reprodutiva, bem como verificação da situação vacinal de cada estudante.

HORAH – Informação é tudo