MARÍLIA INICIA SEGUNDA-FEIRA (7) VACINAÇÃO PARA PESSOAS A PARTIR DOS 18 ANOS COM COMORBIDADES

Ação ocorre entre os dias 7, 8 e 9 de junho com o objetivo de conter a ocupação de leitos e frear curva de contaminação

A Prefeitura de Marília anunciou hoje (2) uma ação para conter a ocupação de leitos de enfermaria e UTI e frear a curva de contaminação. A vacinação ocorrerá entre os dias 7, 8 e 9 de junho (segunda, terça e quarta-feira) das 17 às 20 horas, no ginásio de esportes da Unimar (Universidade de Marília). Serão disponibilizadas 800 doses diárias da vacina AstraZeneca/FioCruz para pessoas com comorbidades ou doenças cardiovasculares, da faixa etária de 18 anos e mais.

Para o Prefeito de Marília, Daniel Alonso, a ação é considerada inédita no Estado. “Seremos uma das únicas cidades em todo o Estado de São Paulo que vamos adiantar essa vacinação para pessoas acima dos 18 anos. Queremos com isso diminuir a curva de contágio e automaticamente a ocupação dos leitos de UTI. Já somos uma das cidades que mais vacina em todo o Estado e agora vamos continuar com essa meta”, disse Daniel Alonso.

A Prefeitura informou também que para ser imunizado, a pessoa deverá estar dentro do quadro de comorbidades (veja as informações abaixo), conforme o Plano Estadual, além da necessidade de um agendamento de horário prévio através do link: servicos.marilia.sp.gov.br/agendamento.

No dia da vacinação será obrigatório apresentar documentos para a comprovação dessas comorbidades, que são eles: exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica, desde que conste o CRM do (a) médico (a), atualizado a partir de maio de 2020.

Serão disponibilizadas 800 doses por dia da vacina AstraZeneca/FioCruz (Foto: Divulgação)

Outra orientação importante para otimizar o atendimento no dia e nos locais de vacinação para a 1ª Dose, a prefeitura de Marília pede para que as pessoas façam um pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br. Vale ressaltar que não é um agendamento e o preenchimento não é obrigatório para receber a vacina, mas contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão na hora da vacinação. A seguir, as informações para ver se você está dentro dos critérios:

COMO FAZER O CADASTRO?

– Para a vacinação do dia 07/06 o link estará disponível nesta segunda-feira (7), às 9h.

– Para a vacinação do dia 08/06 o link estará disponível nesta terça-feira (8), às 9h.

– Para a vacinação do dia 09/06 o link estará disponível nesta quarta-feira (9), às 9h.

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS?

Segundo o secretário Municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Junior, será obrigatória a apresentação de um documento com foto e o comprovante de agendamento de horário (impresso ou pelo celular), sendo que não será permitida a entrada de crianças no local de vacinação.

É importante lembrar ainda que as pessoas que receberam a vacina Influenza com menos de 14 dias, tiveram Covid Positivo ou Dengue com até 28 dias, não poderão receber a vacina contra a Covid-19, sendo que devem aguardar os dias necessários para a vacinação.

QUAIS SÃO AS COMORBIDADES DE ACORDO COM O PLANO ESTADUAL?

– Diabetes mellitus – Qualquer indivíduo com diabetes.

-Pneumopatias crônicas graves – Indivíduos com pneumopatias graves, incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática).

– Hipertensão Arterial Sistêmica (Hipertensos, mesmo fazendo o uso de apenas um medicamento, receberá a vacina)

QUAIS SÃO AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES?

-Insuficiência cardíaca (IC) – IC com fração de ejeção reduzida, intermediária ou preservada; em estágios B, C ou D, independente de classe funcional da New York Heart Association.

– Cor-pulmonale e Hipertenção pulmonar – Cor-pulmonale crônico, hipertenção pulmonar primária ou secundária.

-Cardiopatia hipertensiva – Cardiopatia hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo).

-Síndromes coronarianas – Síndrome coronarianas crônicas (Angina Pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós infarto Agudo do Miocárdio, outras).

-Valvopatias – Lesões valvares com repercussão hemodinâmica ou sintomática ou com comprometimento miocárdico (estenose ou insuficiência aórtica; estenose ou insuficiência mitral; estenose ou insuficiência pulmonar; estenose ou insuficiência tricúspide, e outras).

-Miocardiopatias e Pericardiopatias – Miocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática.

-Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas – Aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos.

-Arritmias cardíacas – Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada (fibrilação e flutter atriais; e outras).

-Cardiopatias congênitas no adulto – Cardiopatias congênitas com repercusão hemodinâmica, crises hipoxêmicas; insuficiência cardíaca; arritmias; comprometimento miocárdico.

-Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados – Portadores de próteses valvares biológicas ou mecânicas; e dispositivos cardíacos implantados (marca-passos, cardio desfibriladores, ressincronizadores, assistência circulatória de média e longa permanência.

-Doença cerebrovascular – Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrárigo; ataque isquêmico transitório; demência vascular.

– Indivíduos transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças inflamatórias imunomediadas em atividade; indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiência primária; pacientes oncológicos e neoplasias hematológicas hematológicas

-Hemoglobinopatias graves – Doença falciforme e talassemia maior

-Obesidade mórbida – Índice de Massa Corpórea (IMC) >= 40

-Cirrose hepática – Cirrose hepática Child-Pugh A, B ou C.