Com 40 prefeitos da região, evento foi laboratório de estratégias para superar desafios do momento
SEBRAE e FGV (Fundação Getúlio Vargas) realizaram o Programa de Articulação de Políticas Públicas em todas as regionais do estado. Na última 5ª feira (27), cerca de 40 autoridades dos municípios da regional de Marília se reuniram no anfiteatro do Univem, que aderiu ao projeto cedendo o espaço para essa ação de desenvolvimento municipal, com a segurança e cuidados necessários em tempos de pandemia.
O principal objetivo é criar um ambiente de discussão sobre os desafios e potencialidades da região. Juliana Sanches Farias, gerente regional do Sebrae Marília, disse que o resultado esperado é uma agenda com as principais reivindicações. “São quatro eixos para o desenvolvimento local, destacando as reais necessidades de cada município”, ressaltou.




O trabalho começou em 2020, já fez o mapeamento e divisão do estado em 28 regiões, sendo a de Marília composta por 40 municípios, como explicou Fernando Quinteiro, coordenador regional da FGV. “Analisamos dimensões sociais, econômicas e institucionais de cada região. Hoje estamos fazendo a reunião técnica para analisar esses indicadores e colher necessidades e vocações para a elaboração do Programa de Articulação”. Ele destacou a importância do apoio do Univem nessa parceria, pois “está sempre contribuindo com as atividades relevantes das cidades”.
O encontro teve a participação do diretor do Sebrae, Guilherme Campos, que falou do trabalho junto a lideranças municipais para fomentar e criar “um ambiente favorável de progresso, mesmo neste ambiente de dificuldade”. Para os prefeitos, esse apoio é fundamental. “Estou muito orgulhoso de ter o Univem sediando esse evento tão importante para toda região. Quero destacar a organização desde a chegada, com todo protocolo necessário para termos, depois de tanto tempo, um evento presencial”, disse Daniel Alonso, prefeito de Marília.
Referência em educação, empreendedorismo e inovação, o Univem se sentiu honrado por ter sido escolhido pelo Sebrae e FGV para sediar o encontro. Professor coordenador do curso de Direito, Teófilo Júnior disse que a instituição “sempre esteve e estará aberta para todos os projetos que beneficiam a sociedade”. Ele também observou que o Univem é a entidade gestora do Parque Tecnológico de Marília, que será anunciado em breve, com investimentos de R$ 30 milhões.
HORAH – Informação é tudo